Neste mês dedicado ao cooperativismo, as cooperativas do Sicoob Nova Central destacam seu crescimento e o compromisso em transformar localidades através da cooperação.
Em outubro de 2025, duas datas importantes serão comemoradas: o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, marcado em 16 de outubro, e o reconhecimento da ONU, que declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas de Crédito.
Para o Sicoob Nova Central, atuante em Goiás, no Distrito Federal e em Tocantins, esta data é uma grande conquista. Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Nova Central, afirma que é um reconhecimento da importância do modelo cooperativo na transformação de localidades e no desenvolvimento social e econômico.
Desde sua fundação em 2022, a Nova Central apoia suas filiadas em investimentos sociais e justiça financeira, promovendo um modelo de crescimento sustentável.
O cooperativismo financeiro se tornou uma das maiores forças de desenvolvimento regional no Brasil, unindo crescimento econômico e transformação social. As cooperativas do Sicoob Nova Central se destacam como um dos sistemas mais sólidos e sustentáveis do país.
Formada em 1º de dezembro de 2022 pela fusão do Sicoob Goiás Central e do Sicoob Planalto Central, a Nova Central nasceu para fortalecer suas filiadas e modernizar a gestão. Com sede em Goiânia e filial no DF, a instituição já reúne 31 cooperativas filiadas, com mais de 270 agências, 350 mil cooperados e ativos que superam R$ 21 bilhões.
Em 2025, a Central ampliou sua presença com a chegada de oito novas filiadas: Sicoob Coopercred, Sicoob Mineiros, Sicoob Credigoiás, Sicoob Centro-Oeste BR, Sicoob Credi Comigo, Sicoob Cooprem, Sicoob Empresarial e Sicoob Unicidades. Esse crescimento reforça a atuação nos estados de Goiás, Tocantins e no DF.
Além disso, a Central é a maior acionista com direito a voto no Banco Sicoob, consolidando seu papel na governança do sistema cooperativo nacional.
Compromisso Social
A ação da Nova Central vai além do aspecto financeiro. A instituição acredita que o verdadeiro impacto do cooperativismo reside nas pessoas e nas localidades. Assim, incentiva ações que promovem educação financeira, voluntariado e desenvolvimento sustentável. Entre janeiro e setembro de 2025, as cooperativas filiadas realizaram 609 ações sociais em 14 estados, beneficiando mais de 108 mil pessoas e alcançando 228 mil por meio de campanhas educativas. Os projetos somaram mais de R$ 1 milhão em recursos aplicados via leis de incentivo, reafirmando o compromisso do sistema com a transformação social.
Cada ação e conquista reflete o propósito de um sistema cooperativo fundamentado em confiança, transparência e cooperação. “O sucesso da Central é resultado do trabalho estratégico das nossas cooperativas filiadas”, finaliza Baiocchi.
Facebook Comments