Sicoob impulsiona a economia e celebra marcos internacionais

Publicado:

Neste mês dedicado ao cooperativismo, as cooperativas do Sicoob Nova Central destacam seu crescimento e o compromisso em transformar localidades através da cooperação.

Em outubro de 2025, duas datas importantes serão comemoradas: o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, marcado em 16 de outubro, e o reconhecimento da ONU, que declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas de Crédito.

Para o Sicoob Nova Central, atuante em Goiás, no Distrito Federal e em Tocantins, esta data é uma grande conquista. Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Nova Central, afirma que é um reconhecimento da importância do modelo cooperativo na transformação de localidades e no desenvolvimento social e econômico.

SICOOB
Marcelo Baiocchi Carneiro

Desde sua fundação em 2022, a Nova Central apoia suas filiadas em investimentos sociais e justiça financeira, promovendo um modelo de crescimento sustentável.

O cooperativismo financeiro se tornou uma das maiores forças de desenvolvimento regional no Brasil, unindo crescimento econômico e transformação social. As cooperativas do Sicoob Nova Central se destacam como um dos sistemas mais sólidos e sustentáveis do país.

Formada em 1º de dezembro de 2022 pela fusão do Sicoob Goiás Central e do Sicoob Planalto Central, a Nova Central nasceu para fortalecer suas filiadas e modernizar a gestão. Com sede em Goiânia e filial no DF, a instituição já reúne 31 cooperativas filiadas, com mais de 270 agências, 350 mil cooperados e ativos que superam R$ 21 bilhões.

Em 2025, a Central ampliou sua presença com a chegada de oito novas filiadas: Sicoob Coopercred, Sicoob Mineiros, Sicoob Credigoiás, Sicoob Centro-Oeste BR, Sicoob Credi Comigo, Sicoob Cooprem, Sicoob Empresarial e Sicoob Unicidades. Esse crescimento reforça a atuação nos estados de Goiás, Tocantins e no DF.

Além disso, a Central é a maior acionista com direito a voto no Banco Sicoob, consolidando seu papel na governança do sistema cooperativo nacional.

Compromisso Social

A ação da Nova Central vai além do aspecto financeiro. A instituição acredita que o verdadeiro impacto do cooperativismo reside nas pessoas e nas localidades. Assim, incentiva ações que promovem educação financeira, voluntariado e desenvolvimento sustentável. Entre janeiro e setembro de 2025, as cooperativas filiadas realizaram 609 ações sociais em 14 estados, beneficiando mais de 108 mil pessoas e alcançando 228 mil por meio de campanhas educativas. Os projetos somaram mais de R$ 1 milhão em recursos aplicados via leis de incentivo, reafirmando o compromisso do sistema com a transformação social.

Cada ação e conquista reflete o propósito de um sistema cooperativo fundamentado em confiança, transparência e cooperação. “O sucesso da Central é resultado do trabalho estratégico das nossas cooperativas filiadas”, finaliza Baiocchi.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF identifica três núcleos em esquema de venda de sentenças judiciais no STJ

A Polícia Federal (PF) descobriu a existência de três núcleos que atuaram por anos no Superior Tribunal...

113 Sul: após 15 anos preso, Mairlon planeja encontro com o filho

Após cumprir 15 anos de pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Francisco Mairlon Barros Aguiar agora se prepara para um novo...

Polícia Civil deflagra Operação Primus contra esquema bilionário de adulteração de combustíveis na Bahia

A Polícia Civil da Bahia lançou, nesta quinta-feira (16), a Operação Primus. O foco é desmantelar uma...