Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Publicado:

A vacina totalmente nacional contra a covid-19, conhecida como SpiN-TEC, será disponibilizada para a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026. Esta informação foi confirmada pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

O imunizante está sendo desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebeu R$ 140 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esse investimento cobre desde os ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3, todos realizados com o apoio da RedeVírus.

Durante o programa Bom Dia, Ministra, Luciana destacou que a vacina está em fase final de estudos. Recentemente, o Brasil publicou um artigo científico que atesta a segurança do imunizante. “Estamos prontos para dar entrada na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para a validação da vacina”, afirmou a ministra.

“A compra tecnológica será realizada por uma empresa brasileira, a Libbs. Recentemente, estive com eles em São Paulo. Eles vão produzir o insumo farmacêutico ativo, enquanto outra empresa de Minas Gerais ficará responsável pelo envase. Isso é um grande orgulho nacional.”

Com a aproximação da liberação, os moradores do país podem esperar uma opção nacional, reforçando a capacidade de produção local de vacinas. O desenvolvimento dessa vacina representa um avanço importante na saúde pública e no fortalecimento da ciência nacional.

E você, o que acha da vacina nacional? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiocruz vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dará um passo importante na ampliação da produção de insumos e kits diagnósticos para o Sistema Único de...

Anvisa proíbe suplementos e energéticos com adição de ozônio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e...

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades...