Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

O Brasil e os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira uma iniciativa para criar uma “rota de trabalho conjunta”. A decisão veio após um encontro entre Mauro Vieira, chanceler brasileiro, e Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA. A informação foi divulgada em uma nota conjunta emitida por Washington e Brasília.
O documento foi assinado também por Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, que participou das discussões na Casa Branca. A declaração mencionou: “O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto.”
Além disso, o comunicado destaca que as partes concordaram em preparar um encontro pessoal entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva, “na primeira oportunidade possível”.
Mais detalhes da reunião
Durante a visita, que marcou o primeiro encontro entre Vieira e Rubio desde o início do segundo governo de Donald Trump, o ministro brasileiro descreveu as conversas como “produtivas”, mesmo em meio a um contexto de tensões recentes.
Embora não tenham sido anunciados progressos significativos em relação a medidas imediatas, a reunião serviu como um primeiro passo para a retomada das negociações entre Brasília e Washington sobre tarifas e sanções impostas pelos EUA a autoridades brasileiras.
O que você acha sobre os resultados desse encontro? Deixe sua opinião nos comentários. Sua participação é muito importante para nós!
Facebook Comments