Paquistão e Afeganistão definiram um cessar-fogo “imediato” durante negociações mediadas pelo Catar. A informação foi divulgada neste domingo (19) pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar, após um recente aumento de tensões que resultou em pelo menos 10 mortes devido a bombardeios paquistaneses.
Cabul acusou Islamabad de quebrar um acordo de 48 horas que já havia encerrado brevemente quase uma semana de confrontos transfronteiriços, que deixaram várias vítimas de ambos os lados. Segundo fontes de segurança paquistanesas, os ataques tinham como alvo um grupo militante associado ao Talibã paquistanês.
Após as negociações em Doha, também mediadas por Turquia, as partes concordaram em estabelecer mecanismos para a paz duradoura entre os dois países. Além do cessar-fogo, estão previstas reuniões de acompanhamento nos próximos dias para garantir a implementação desse acordo.
O Ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja Asif, confirmou o acordo e anunciou que novas discussões ocorrerão em Istambul, na Turquia, no dia 25 de outubro. As negociações visam conter o terrorismo transfronteiriço que afeta o Paquistão e restaurar a estabilidade ao longo da fronteira.
A delegação paquistanesa incluiu o chefe de inteligência, general Asim Malik, e a contraparte afegã foi comandada pelo Ministro da Defesa, Mohammad Yaqoob.
Esse desenvolvimento é um passo importante em um contexto de conflitos contínuos na região. E você, o que pensa sobre essa nova fase nas relações entre Paquistão e Afeganistão? Deixe sua opinião nos comentários.
Facebook Comments