Hamas garante seguir comprometido com cessar-fogo em Gaza e acusa Israel de violá-lo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hamas declarou neste domingo (19) que continua comprometido com o cessar-fogo na Faixa de Gaza, após novos confrontos com as forças israelenses em Rafah. O grupo acusou Israel de violar o acordo, afirmando que a ocupação está buscando desculpas para justificar suas ações.

Izzat al Rishq, líder do Hamas, fez um comunicado pelo canal oficial do grupo no Telegram, onde afirmou: “As tentativas do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, de evitar e renegociar seus compromissos ocorrem sob pressão de sua coalizão extremista, com o intuito de escapar de suas responsabilidades perante os mediadores”.

Os confrontos começaram quando a Força Aérea de Israel atacou posições do Hamas na região de Rafah, alegando que membros do grupo haviam atacado suas tropas. Um informante do braço armado do Hamas relatou que o grupo estava tentando neutralizar Yasser Abu Shabab, líder de uma milícia rival, conhecida como Forças Populares. A intervenção dos soldados israelenses para proteger Shabab levou a uma troca de ataques que resultou na explosão de uma escavadeira militar israelense.

Por outro lado, uma fonte militar israelense relatou que os combatentes do Hamas atacaram as forças israelenses além da chamada Linha Amarela, utilizando um lança-granadas e um franco-atirador.

Esse ciclo de acusações e confrontos destaca a fragilidade da situação em Gaza, onde o cessar-fogo é constantemente desafiado. Os cidadãos da região permanecem atentos às repercussões deste conflito persistente.

O que você pensa sobre a situação atual em Gaza? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que foi discutido na 1ª rodada de negociação entre EUA, Ucrânia e Rússia

A primeira rodada de negociações trilaterais entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos, realizada em Abu Dhabi, Emirados Árabes, terminou sem divulgação de um...

Homem morto pelo ICE em Minneapolis era enfermeiro e cidadão dos EUA

Um homem branco de 37 anos, Alex Jeffrey Pretti, residente na cidade, morreu neste sábado em Minneapolis após um tiroteio envolvendo agentes federais...

Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos EUA devido ao pior inverno em 40 anos

Mais de 11 mil voos já foram cancelados nos Estados Unidos em meio a uma tempestade de inverno que começou a causar estragos...