Com crise do metanol, vendas em bares e restaurantes caem em setembro

Publicado:

Setembro foi um mês difícil para bares e restaurantes, com uma queda significativa nas vendas. Essa diminuição se deu em meio à preocupação dos consumidores sobre a contaminação de bebidas alcoólicas por metanol.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Stone, mostram que as vendas do setor caíram 4,9% em setembro em relação ao mês anterior. Comparando com o mesmo período de 2022, a queda foi de 3,9%, interrompendo três meses de estabilidade.

Desempenho por Estados

A pesquisa do Índice Abrasel-Stone revelou que apenas dois dos 24 estados monitorados tiveram crescimento nas vendas: Maranhão (+2,6%) e Mato Grosso do Sul (+1%).

Em contrapartida, entre os 22 estados que apresentaram queda, Roraima teve a maior redução, com -11,5%. Outros estados com grandes recuos incluem Pará (-9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina (-7,6%), além de Paraíba e Sergipe (-7%). As quedas em outros estados foram notáveis, com São Paulo apresentando uma diminuição de 2,7%.

Impactos da Inflação e Crise do Metanol

O economista Guilherme Freitas, da Stone, aponta que essa queda se deve a um ambiente desafiador para o setor de alimentação. A inflação, especialmente no ramo, foi uma das principais responsáveis. O índice de inflação da alimentação fora de casa foi de 8,24% no último ano, acima do IPCA de 5,17%.

Embora o mercado de trabalho ainda apresente bons resultados, o crescimento de vagas formais desacelerou. O endividamento das famílias continua alto, limitando a renda disponível para consumo de itens como refeições fora de casa.

Segundo Freitas, a crise do metanol trouxe uma insegurança adicional ao consumidor. Ele alerta que a totalidade do impacto será mais evidente nos dados de outubro, especialmente em São Paulo, onde a questão tem gerado cautela.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, também enfatiza que a crise do metanol causou pânico entre os consumidores e que, tradicionalmente, setembro tende a ser um mês com vendas mais baixas, já que não há datas comemorativas significativas.

Dados sobre Intoxicações por Metanol

Até a última sexta-feira, 17 de outubro, o Ministério da Saúde informou que 46 pessoas foram intoxicadas por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas. Oito mortes foram confirmadas, sendo seis em São Paulo e duas em Pernambuco, com outras oito mortes suspeitas em investigação.

O metanol é um álcool altamente tóxico, usado principalmente na indústria química. Apenas 10 ml podem causar cegueira, e 30 ml podem ser fatais.

Essas informações destacam a necessidade de uma vigilância contínua nas bebidas e um maior cuidado por parte dos consumidores. O que você pensa sobre a crise do metanol e seu impacto no setor? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Motorista atropela casal pessoas foge após colidir com carro estacionado em Cansanção

A Polícia Civil está à procura do motorista de um carro modelo HB20 que se envolveu em...

Aliados se manifestam sobre 100 dias da prisão domiciliar de Bolsonaro

Nesta quarta-feira (12/11), o ex-presidente Jair Bolsonaro completa 100 dias de prisão domiciliar. Desde agosto, ele está sob essa medida, determinada pelo ministro...

Com nome de Margareth Costa, TST define lista tríplice feminina para vaga de ministra

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu nesta terça-feira (11) a lista tríplice para a vaga deixada pela aposentadoria do ministro...