STJ invalida carta psicografada como prova em caso de homicídio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Jacques Julien/Getty Images

Escrever
1 de 1 Escrever – Foto: Jacques Julien/Getty Images

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que uma carta psicografada não pode ser aceita como prova em um caso de homicídio. A determinação foi a resposta a um recurso apresentado pela defesa do acusado, buscando revogar uma decisão anterior do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJMS).

O relator do caso, ministro Rogério Schietti, explicou que a carta não possui “mínima idoneidade epistêmica” e, portanto, não pode ser considerada válida no processo. Em sua avaliação, ainda não existem evidências científicas que comprovem a vida após a morte ou a comunicação com falecidos. Schietti destacou que a crença na psicografia se baseia na fé, que é diferente da demonstração racional exigida em um tribunal.

O relator votou pela inadmissibilidade da carta, uma posição que foi acompanhada por todos os demais ministros. O voto final será publicado com orientações para que o juiz do TJMS remova a carta do processo e analise o impacto desta decisão no caso em questão.

E você, o que pensa sobre essa decisão? Acha que cartas psicografadas deveriam ter algum peso legal em processos judiciais? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confusão entre vereadores suspende votação da cassação de prefeito. Vídeo

A sessão da Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista, na região metropolitana de São Paulo, começou com quase uma hora de atraso e...

Piloto de avião é demitido após ser acusado de manter rede de abuso sexual de menores

A Latam demitiu o piloto de avião Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, após ele ser apontado como chefe de uma rede de...

EUA avalia envio de 2º porta-aviões ao Oriente Médio, diz jornal

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos avalia enviar um segundo porta-aviões ao Oriente Médio, em meio ao aumento das tensões com o...