Um tamanduá foi resgatado na manhã desta terça-feira por uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). O animal foi encontrado por uma moradora no condomínio Wilson Teles, em Abrantes, um dos bairros de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
A Polícia Militar informou que o tamanduá foi levado para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Pituaçu, onde passará por uma avaliação antes de ser devolvido à natureza.
A moradora, Lusmarina Cotrim, uma aposentada, revelou que encontrou o tamanduá logo cedo, enquanto saía para caminhar. Ela disse: “Notei que havia um animal embaixo de um banco. Quando percebi que era um tamanduá, prendi meus cachorros, coloquei um cesto sobre ele para evitar que se machucasse e liguei para a Polícia Militar”.
Chuva e o aumento de aparições
Com a chegada das chuvas intensas, o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas tende a crescer. A tenente-coronel Érica Patrícia, comandante da Coppa, alerta: “É comum que animais saiam de seus habitats em busca de abrigo e alimento. Nesses casos, é importante que as pessoas evitem o contato direto, afastem seus animais domésticos e acionem a Coppa pelo número 190”.
Além disso, a PM-BA ressalta que machucar ou capturar animais silvestres é crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, e pode levar a prisão e multa. A tenente-coronel comentou sobre a atitude da moradora, destacando que ela ajuda a garantir a segurança das pessoas e a preservação da vida silvestre.
E você, já teve uma experiência parecida? O que você faria ao encontrar um animal silvestre assim? Compartilhe suas opiniões nos comentários!
Facebook Comments