Aeronáutica vê conflito entre túnel Santos-Guarujá e novo aeroporto

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Os projetos do túnel Santos-Guarujá e do Aeroporto de Guarujá, situado em Vicente de Carvalho, estão em desacordo, conforme análise do brigadeiro Steven Meier, da Aeronáutica. Ele alertou que a construção do túnel pode limitar a ampliação da pista do aeroporto, dificultando a recepção de aeronaves de maior porte.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o brigadeiro explicou que a estrutura subterrânea atravessa parte da Base Aérea de Santos. “Se mantivermos o projeto como está, isso gerará limitações à pista, pois se tornará um obstáculo na aproximação de uma das cabeceiras”, destacou Meier na Comissão de Viação e Transportes.

Túnel pode atrasar operações do aeroporto

O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá está quase concluído, com operações comerciais previstas para iniciar no primeiro semestre de 2026. A pista principal foi finalizada no primeiro semestre de 2025.

Meier apontou que o túnel impediria a futura extensão da pista, atualmente com 1.390 metros, que poderia ser ampliada em até 200 metros para receber aviões maiores. Para mitigar esse impacto, ele sugere que o traçado do túnel seja ajustado. “Não impossibilita a operação, mas, se for necessário recuar a cabeceira, algumas aeronaves poderão não operar”, avaliou.

“É essencial que isso seja considerado agora, na fase de desenvolvimento do projeto, para que o túnel não interfira nas operações do aeroporto. Com um bom planejamento, ambos podem se desenvolver juntos e beneficiar a região”, completou.

Proposta de colaboração

Meier ressaltou que um diálogo entre todas as partes envolvidas é fundamental para evitar conflitos futuros. A proposta inclui a construção de um novo acesso à Base Aérea e um terminal portuário, que não gerariam custos adicionais para o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Prefeitura de Guarujá. “O novo acesso permitirá um trânsito mais ágil, facilitando o embarque e desembarque de passageiros”, sugeriu o brigadeiro.

A Prefeitura de Guarujá, representada por Thaís Margarido Alencar, mencionou que a Ifraero, responsável pela assessoria, já fez recomendações de adequações no aeroporto. No entanto, até o momento, a prefeitura não se manifestou oficialmente sobre a questão do túnel.

Túnel Santos-Guarujá está a caminho

Esperado para ser concluído em 2031, o túnel será o primeiro imerso da América Latina, com 21 metros de profundidade e 860 metros de extensão. A travessia deve levar cerca de 1 minuto e meio, permitindo também o tráfego de bicicletas e pedestres.

A empresa portuguesa Mota-Engil foi escolhida para realizar a obra, depois de vencer o leilão realizado em setembro, com um desconto de 0,5% na contraprestação máxima anual de R$ 438,3 milhões. A concessão terá duração de 30 anos, incluindo a operação e manutenção do túnel.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) já emitiu a licença ambiental prévia, considerando os impactos sobre a fauna, a flora e os ruídos. O custo total do projeto está estimado em R$ 6,8 bilhões, provenientes da União, do governo estadual e da iniciativa privada.

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