AL-BA promulga lei que proíbe diferença entre elevadores social e de serviço para o acesso de pessoas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) acaba de promulgar a Lei 15.003/2025, que coloca fim à distinção entre elevadores “social” e “de serviço” em edifícios privados. A medida, de autoria do deputado Manuel Rocha (União Brasil), entrou em vigor hoje após sua publicação no diário oficial.

Com a nova lei, todos os elevadores devem ser acessíveis a qualquer pessoa, sem discriminação. O descumprimento da norma resultará em advertência na primeira infração, seguida de multa de R$ 1.500 em caso de reincidência.

A legislação permite que a diferenciação entre elevadores permaneça apenas em situações específicas, como transporte de cargas, materiais de obra, animais domésticos ou quando há pessoas em trajes de banho.

A presidente da AL-BA, deputada Ivana Bastos (PSD), assinou a promulgação da lei, que já se aplica a condomínios residenciais e comerciais com mais de um elevador. Manuel Rocha destacou a importância da medida para combater práticas discriminatórias que ainda afetam trabalhadores. “Esses profissionais frequentemente enfrentam situações constrangedoras ao serem impedidos de usar o elevador social. Agora, essa diferença acaba, garantindo a todos o mesmo direito de acesso”, afirmou.

O deputado ressaltou que a lei é uma resposta necessária às práticas discriminatórias em condomínios baianos, mas que a distinção para elevadores de cargas e outras situações continuará. “Essa lei é uma ferramenta de proteção e valorização de profissionais que desempenham um papel fundamental em nossa sociedade”, concluiu.

Agora, cabe ao Poder Executivo regulamentar a lei, garantindo sua efetiva aplicação em todo o estado. O tema gera discussões importantes sobre acessibilidade e igualdade de direitos. O que você pensa sobre essa nova legislação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente é apreendido com revólver durante patrulhamento no Carnaval de Barreiras

Durante patrulhamento de rotina no Circuito do Carnaval de Barreiras, na madrugada deste domingo (15), equipes da Polícia Militar foram acionadas por foliões...

Jovem é preso suspeito de receptação de celular furtado no Centro de Salvador

Um homem de 19 anos foi preso em flagrante na noite de domingo (15) suspeito de receptação na Praça da Piedade, área central...

Sobe para 49 o número de presos pelo Reconhecimento Facial nas festas do Carnaval

Subiu para 49 o número de foragidos da Justiça capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública...