Ministério Público italiano apoia extradição de Zambelli ao Brasil, diz AGU

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Itália deu um parecer a favor da extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Advocacia-Geral da União (AGU). Atualmente, a parlamentar está detida em uma penitenciária feminina em Rebibbia, Roma, desde julho de 2025.

Zambelli foi presa nas proximidades de Roma depois de fugir do Brasil antes que sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se tornasse definitiva. A condenação está relacionada a uma invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela teria deixado o país utilizando documentos falsos e permanecido foragida por quase três meses, até ser capturada pelas autoridades italianas.

A Justiça italiana decidiu pela prisão preventiva de Zambelli, considerando o risco de uma nova fuga. Após deixar o Brasil, seu nome foi incluído na difusão vermelha da Interpol.

A deputada, que representa São Paulo pelo Partido Liberal, continua encarcerada em Rebibbia enquanto aguarda a decisão final sobre seu processo de extradição.

Com o apoio do Ministério Público italiano, o processo agora será decidido pela Justiça naquele país. Caso a extradição seja aprovada, Zambelli deverá retornar ao Brasil para cumprir a pena imposta pelo STF.

E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é encontrado morto após matar ex e agredir enteada em Itumbiara. Vídeo

Itumbiara, em Goiás, viveu mais um episódio chocante de violência. No sábado (14/2), um homem matou a ex?mulher a tiros, agrediu a filha...

Homem embriagado tenta fugir com mulher sobre o capô, agride delegado e é preso em Mucuri

Mucuri: homem é preso após discussão de casal, embriaguez ao volante e agressão a delegado Um homem de 29 anos foi preso em flagrante...

Caso Epstein: Paris apura possíveis crimes relacionados a franceses

A Procuradoria de Paris anunciou neste sábado (14/2) a nomeação de magistrados responsáveis pela análise de provas que possam incriminar cidadãos franceses após...