Trump demonstra interesse e reunião com Lula deve ocorrer na Malásia, diz imprensa dos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, na Malásia. O possível encontro está previsto para ocorrer durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). A informação foi divulgada pela imprensa americana, que cita um funcionário da Casa Branca.

A reunião, que deve acontecer na manhã de domingo, pelo horário de Brasília, está sendo discutida após uma ligação recente entre Lula e Trump. O Itamaraty já havia sinalizado que o encontro poderia ocorrer neste domingo. No entanto, o governo brasileiro ainda não confirmou oficialmente a reunião, nem a Casa Branca fez um anúncio sobre o assunto.

O planejamento de Brasília é aguardar que Trump apresente suas demandas antes de discutir suas próprias propostas, segundo duas fontes com conhecimento do assunto. É importante ressaltar que o local escolhido para o encontro foi considerado neutro por ambas as partes.

Lula e Trump se encontraram pessoalmente pela primeira vez durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, onde tiveram uma breve conversa. Desde então, houve um diálogo por telefone, no qual Lula solicitou a Trump uma revisão da sobretarifa de 40% em produtos brasileiros.

Além da questão tarifária, o encontro deve abordar a crescente tensão entre os Estados Unidos, a Venezuela e a Colômbia. A diplomacia brasileira é cautelosa e não tem expectativa de soluções imediatas, deixando claro que não se discutirá a política interna do Brasil.

E você, o que pensa sobre essa possível reunião? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump reage a divulgação de documentos sobre Epstein e contesta credibilidade

Trump reage a divulgação de documentos sobre Epstein; DOJ classifica alegações como falsas e sensacionalistas O Departamento de Justiça dos EUA qualificou como "falsas...

Venezuela acusa EUA de ‘extorsão’ na ONU e recebe apoio de China e Rússia

O embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada, condenou, durante a reunião do Conselho de Segurança, o bloqueio de navios petroleiros venezuelanos imposto...

Suprema Corte dos EUA bloqueia envio de tropas a Chicago, ordenado por Trump

Suprema Corte dos EUA bloqueia envio da Guarda Nacional a Chicago — Em 23 de dezembro de 2025, a Suprema Corte manteve o...