PF deflagra operação contra desvio de recursos públicos e mira prefeitos do Sudoeste e Oeste baiano

Publicado:

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), lançou uma operação focada no combate ao desvio de recursos públicos em cidades da Bahia. As ações ocorrem em Vitória da Conquista, Poções e Encruzilhada, no Sudoeste, além de Barreiras, no Extremo Oeste. Essa ação é parte da Operação Intercessor.

A PF está cumprindo 25 mandados de busca e apreensão, sendo nove deles em Vitória da Conquista. As medidas envolvem empresas, residências de empresários e agentes públicos suspeitos de participação no esquema ilícito.

As investigações indicaram irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra, utilizando recursos do Fundeb, do SUS e do Fnas. Há indícios de que esses casos ocorreram sem estudos técnicos adequados, com pesquisa de preços inadequada, aumento indevido dos valores contratuais e prestação fictícia de serviços. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 12 milhões.

Entre os alvos da operação estão o prefeito de Encruzilhada, Dr. Pedrinho (PCdoB), a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB), e o chefe de gabinete da prefeitura de Poções, que já foi prefeito da localidade.

Ainda segundo as investigações, foi montada uma estrutura para operar nos municípios sob investigação, utilizando empresas de fachada e familiares como intermediários financeiros. Essas movimentações bancárias atípicas e a ocultação patrimonial teriam facilitado os desvios e a lavagem de dinheiro.

Os crimes investigados incluem organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e violações à legislação trabalhista.

O que você acha dessa situação? Deixe seus comentários e opiniões sobre o desvio de recursos públicos e suas consequências para a sociedade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-BA abre procecimento para investigar desaparecimento de 641 mandados em Luís Eduardo Magalhães

Um procedimento administrativo no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) revelou que 641 mandados judiciais expedidos em 2023 estão desaparecidos nos registros da...

Ônibus com estudantes do Colégio da PM cai em barranco perto de Catu; ninguém ficou ferido

Um ônibus que levava estudantes do Colégio da Polícia Militar de Alagoinhas, na Bahia, caiu em um barranco na manhã desta quarta-feira, dia...

PM é condenado a 15 anos de prisão por morte de jovem durante abordagem no Sul da Bahia

O policial militar Reinaldo Elias Santos Aragão foi condenado a 15 anos de prisão pelo homicídio de Carlos Henrique José dos Santos, de...