Lula afirma que reunião com Trump não terá assuntos vetados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não haverá assuntos vetados na reunião com Donald Trump. A declaração foi feita na sexta-feira (24), durante a conclusão de sua visita à Indonésia. O encontro está marcado para domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia.

Lula destacou que a reunião será aberta, onde ambos poderão falar e ouvir livremente. Ele acredita que essa conversa será benéfica tanto para os EUA quanto para o Brasil, sinalizando uma expectativa de normalização nas relações.

Um dos principais temas a ser discutido serão as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. O presidente também pretende tratar das sanções que afetaram ministros do Supremo Tribunal Federal, como a Lei Magnitsky, além de assuntos geopolíticos envolvendo China, Venezuela e Rússia.

Quando questionado sobre um prazo para resolver as questões comerciais, Lula enfatizou que “quanto antes, melhor”, mas não forneceu datas específicas. Ele planeja destacar que os EUA não têm um déficit comercial com o Brasil, contestando assim a justificativa para as tarifas.

“O Brasil busca colocar a verdade na mesa; os Estados Unidos não têm justificativa para a taxação que impuseram”, afirmou Lula, defendendo que não há explicação para as punições aplicadas a autoridades brasileiras.

O presidente também criticou as operações militares dos EUA no Mar do Caribe contra suspeitos de narcotráfico venezuelano. Lula manifestou preocupação com o risco de uma intervenção militar na Venezuela.

Em resposta a Trump, que comparou narcotraficantes a grupos terroristas, Lula defendeu a importância do devido processo legal. “O correto é prender e julgar as pessoas, e não agir de forma letal. Isso é o mínimo esperado de um líder”, disse ele.

Lula sugeriu que os EUA deveriam focar no tratamento de usuários de drogas, ao invés de enviar tropas. “É muito mais produtivo dialogar com as forças de segurança de outros países. Invadir territórios não respeita a soberania”, comentou.

Ele também refletiu sobre a relação entre usuários e traficantes, afirmando que o combate às drogas deve envolver tanto o tratamento de dependentes quanto a repressão ao tráfico, já que ambos estão interligados.

O que você acha das medidas que Lula pretende discutir com Trump? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Jovem de 22 anos é executado a tiros em via pública de Jequié

Resumo rápido: Um jovem de 22 anos foi morto a tiros...

Onda de calor extremo mata mil pessoas na França em apenas 3 dias

França enfrenta uma onda de calor sem precedentes, com o Ministério da Saúde registrando aproximadamente 1.000 mortes em apenas três dias e marcas...

Empresário baiano é preso em veleiro com 500 kg de cocaína na Espanha

Resumo: operação internacional interceptou um veleiro no Atlântico e resultou na prisão de Marcelo Nabuco Zollinger, empresário baiano ligado à New Bahia Harley-Davidson,...