Malásia: Lula visita primeiro-ministro antes de possível agenda com Trump

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Kuala Lumpur – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou na noite de sexta-feira (24/10) uma visita de Estado ao primeiro-ministro da Malásia, Anwar bin Ibrahim. Essa visita faz parte da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), onde está prevista uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26/10).

Esta é apenas a segunda vez que um presidente brasileiro visita a Malásia, sendo a primeira em 1995, com Fernando Henrique Cardoso.

Lula foi recebido em Putrajaya, cidade administrativa próxima a Kuala Lumpur. O encontro ocorreu na manhã de sábado (25/10), no horário local. O presidente brasileiro visitou o edifício do primeiro-ministro, conhecido como Perdana Putra, e seguiu para a residência oficial de Ibrahim.

A Asean é um bloco formado por 10 países, que se torna cada vez mais relevante devido à sua proximidade com o Brics. O bloco é o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com um superávit de 20%. Com as taxas impostas por Trump, a tendência é que a relação se estreite ainda mais.

Como noticiado pelo Metrópoles, a comitiva brasileira à Ásia é extensa. Estão previstos possíveis acordos nas áreas de tecnologia, mineração, pecuária, aviação e meio ambiente, os quais podem alterar significativamente o cenário comercial brasileiro na região.

Lula e Trump deixam agenda aberta para encontro

O presidente Lula deixou espaço na agenda para um eventual encontro com Trump. A conversa está prevista para o fim do dia de domingo (26/10), no horário local, que é 11 horas à frente do horário de Brasília. Lula também afirmou que não irá limitar os tópicos de conversa com o presidente republicano.

Trump, por sua vez, deixou um intervalo livre entre o final da tarde de domingo e o jantar de gala oferecido pelo primeiro-ministro da Malásia, coincidindo com o tempo reservado por Lula. Na Indonésia, antes de viajar para Kuala Lumpur, o presidente brasileiro reafirmou seu interesse no encontro.

O que você acha dessa aproximação entre Brasil e Malásia? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erika Hilton critica proposta que prevê porte de arma para trans

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) classificou como esdrúxula a proposta apresentada pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL) que prevê o porte de arma...

Adversários, PT e PL negociam acordo para indicação a tribunal

A aposentadoria compulsória do ministro Aroldo Cedraz, prevista para 26 de fevereiro, abre espaço para novas indicações no TCU. O PT mira Odair...

Calor e paz marcam Carnaval de rua deste ano do Distrito Federal

Diferentemente de outros anos, o Carnaval no Distrito Federal foi marcado pelo tempo de sol forte. Do sábado (14/2) até terça-feira (17/2), a...