A empresa de tecnologia Bending Spoons anunciou nessa quarta-feira (29) um acordo definitivo para adquirir a AOL, que atua como provedora de portal web e e-mail do Yahoo. A negociação ainda precisa passar por aprovações regulatórias, mas espera-se que fique concluída até o final do ano.
Embora o valor do acordo não tenha sido divulgado, a Bending Spoons informou que garantiu um financiamento de US$ 2,8 bilhões (R$ 15 bilhões) através de grandes instituições financeiras, como Goldman Sachs, JP Morgan, HSBC e Intesa Sanpaolo. A estimativa da Reuters é de que a AOL tenha um valor aproximado de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,5 bilhões).
Luca Ferrari, CEO da Bending Spoons, destacou que a AOL é uma empresa icônica e com uma base de clientes leais. Ele acredita que a companhia possui um potencial ainda não explorado e se mostraram confiantes em sua capacidade de gerir a AOL no longo prazo.

Longa trajetória
- Estima-se que a AOL esteja entre os dez provedores de e-mail mais populares do mundo, com cerca de oito milhões de usuários ativos diários e 30 milhões mensais;
- A Bending Spoons pretende investir significativamente no desenvolvimento de produtos para a AOL;
- Jim Lanzone, CEO do Yahoo, ressaltou que esta transação permitirá um foco maior nos planos para os produtos do Yahoo, enquanto a AOL prospera sob nova gestão;
- A AOL passou pela gestão de várias empresas nos últimos anos, incluindo uma fusão com a Time Warner em 2001, sendo vendida para a Verizon em 2015 por US$ 4,4 bilhões (R$ 23,5 bilhões);
- Após a fusão, AOL e Yahoo tornaram-se uma única empresa chamada Oath, vendida em 2021 para a Apollo Global Management por aproximadamente US$ 5 bilhões (R$ 26,7 bilhões);
- Desde então, a AOL passou a fazer parte do grupo Yahoo.

Quem é a futura dona da AOL?
A AOL é a mais nova marca de renome a se juntar ao portfólio da Bending Spoons. No mês passado, a empresa anunciou a aquisição da Vimeo, com conclusão esperada para o quarto trimestre de 2025.
Além disso, a Bending Spoons possui outros serviços, como Brightcove, Evernote, komoot, Meetup, Remini, StreamYard, WeTransfer, e já impactou mais de um bilhão de pessoas, com mais de 300 milhões de usuários ativos mensais.

A Bending Spoons afirma que nunca vendeu uma empresa adquirida e tem como foco transformar negócios digitais por meio de inovações tecnológicas, design, novos recursos e monetização.
O que você acha dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários. Queremos saber como você vê o futuro da AOL com a Bending Spoons no comando.

Facebook Comments