O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou que a China se comprometeu a adquirir 12 milhões de toneladas de soja até janeiro de 2026. Além disso, o país asiático deverá comprar, anualmente, pelo menos 25 milhões de toneladas nos próximos três anos. Essa medida faz parte de um acordo entre Donald Trump e Xi Jinping, estabelecido após uma reunião na Coreia do Sul.
Em entrevista à emissora Fox Business, Bessent destacou que “os chineses concordaram em retomar as compras de soja que haviam sido suspensas devido à guerra comercial iniciada por Trump”. Em 2024, a China comprou cerca de 27 milhões de toneladas de soja americana. Embora o Ministério do Comércio chinês tenha confirmado o aumento na aquisição de produtos agrícolas dos EUA, não deu muitos detalhes sobre o assunto.
Além do acordo com a China, Bessent informou que também foram firmados contratos com países do Sudeste Asiático para a compra de 19 milhões de toneladas de soja americana. Ele reafirmou que os grandes produtores de soja dos EUA, que enfrentaram dificuldades nos últimos anos, agora estão em uma posição mais segura e devem prosperar futuramente.
Os líderes das duas nações concordaram também em aliviar as tensões comerciais. Entre as medidas estão a redução das tarifas sobre o fentanil e a suspensão de taxas portuárias entre os países, pelo período de um ano. Trump declarou que essas questões estão sendo “solucionadas”, mesmo com algumas restrições ainda em vigor.
Esse acordo representa um passo significativo na relação comercial entre os EUA e a China. A expectativa é de que as regras acordadas contribuam para um cenário mais estável e favorável para os produtores de soja americanos.
O que você acha dessa nova etapa nas relações comerciais entre os EUA e a China? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments