A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que desde o início do cessar-fogo em outubro, mais de 24 mil toneladas de ajuda humanitária entraram em Gaza. O coordenador especial adjunto da ONU para os Territórios Palestinos Ocupados, Ramiz Alakbarov, destacou que a distribuição da ajuda foi retomada, tanto em nível local quanto doméstico.
Samer AbdelJaber, diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) para o Oriente Médio, ressaltou que cerca de 20 mil toneladas de comida foram reunidas em Gaza apenas 20 dias após o acordo entre o Hamas e Israel. No entanto, apesar do aumento significativo na quantidade de ajuda, os trabalhadores humanitários ainda enfrentam problemas de financiamento e dificuldades de coordenação com as autoridades israelenses.
Alakbarov também mencionou que os saques na região diminuíram, facilitando a distribuição da ajuda. A ONU pediu mais acesso para as ONGs, enfatizando o papel crucial que elas desempenham nas operações humanitárias em Gaza. Porém, o registro dessas organizações continua a ser um obstáculo.
Embora Israel tenha retirado suas forças das principais cidades de Gaza, ainda controla aproximadamente metade do território a partir de posições na Linha Amarela. O país resiste a permitir a entrada de ajuda pela passagem fronteiriça de Rafah com o Egito.
O que você pensa sobre a situação em Gaza e o papel da ONU neste contexto? Compartilhe sua opinião nos comentários.



 
                                    
Facebook Comments