Centro vence eleições na Holanda e Ron Jetten deve ser o primeiro premiê gay do país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O líder centrista da Holanda, Rob Jetten, do partido liberal D66, declarou vitória nas recentes eleições legislativas. Ele superou a extrema-direita liderada por Geert Wilders, um resultado visto como um marco político na Europa, onde partidos populistas têm ganhado força. Em declaração, Jetten, que tem 38 anos, expressou sua alegria e a seriedade do momento: “Estou incrivelmente feliz por termos sido o partido mais votado. É um resultado histórico para o D66, e ao mesmo tempo sinto uma grande responsabilidade.”

Ao se tornar o líder mais jovem e abertamente homossexual da quinta maior economia da União Europeia, Jetten destacou que sua vitória prova que é possível derrotar os movimentos populistas com uma mensagem positiva. Apesar do triunfo, ele ainda precisa formar uma coalizão para governar. O Parlamento holandês conta com 150 assentos, e o D66 conquistou 26, o que exige parcerias para alcançar a maioria de 76 cadeiras.

A principal possibilidade é uma grande coalizão com o partido de centro-direita CDA (18 assentos), o liberal VVD (22) e o grupo Esquerda Verde/Partido do Trabalho (20). Contudo, ainda há incertezas sobre a disposição desses partidos para colaborar. Os votos pelo correio, tradicionalmente favoráveis a legendas de centro e esquerda, estão em apuração e os resultados finais devem ser divulgados na próxima segunda-feira. Nas eleições anteriores, em 2023, o D66 havia superado o PVV de Wilders por uma margem apertada de quase 3 mil votos oriundos do exterior.

Na próxima terça-feira, o Parlamento se reunirá para escolher um “olheiro”, que será responsável por conduzir as primeiras conversas entre os partidos para definir as possíveis alianças. Enquanto isso, o primeiro-ministro interino, Dick Schoof, continuará à frente do Executivo. Schoof já comentou que espera permanecer como primeiro-ministro até o Natal, indicando que as negociações podem levar várias semanas.

Esse momento histórico desperta a curiosidade sobre o futuro político da região. O que você acha das eleições na Holanda e da ascensão de Jetten? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercosul e União Europeia assinam acordo de livre comércio após 25 anos de negociações

Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia assinaram neste sábado, 17 de janeiro de 2026, um acordo de livre comércio após...

Milei anuncia que foi convidado por Trump para integrar ‘conselho de paz’ para Gaza

O presidente da Argentina, Javier Milei, informou neste sábado, 17 de janeiro de 2026, que recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos,...

Trump ameaça Europa com novas tarifas para forçar compra da Groenlândia

Trump ameaça tarifas para pressionar compra da Groenlândia O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou o tom ao pressionar pela aquisição da Groenlândia, anunciando...