Mais da metade dos brasileiros aprovam megaoperação no Rio, afirma AtlasIntel; outros 42% apontam “ganho político”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A maioria dos brasileiros apoia a megaoperação realizada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha. Dados divulgados pela AtlasIntel mostram que 55,2% dos entrevistados aprovaram a ação, enquanto 42,3% a desaprovaram. Com mais de 120 mortos, essa operação se tornou a mais letal da história do país.

O levantamento, que ouviu 1.089 pessoas entre os dias 29 e 30 de outubro, apresenta uma margem de erro de 3% e 95% de confiabilidade. A pesquisa também perguntou aos participantes sobre seu nível de conhecimento sobre o tema. Surpreendentemente, 92% disseram estar “bem informados” sobre a operação liderada por Cláudio Castro (PL) contra o Comando Vermelho no Rio, enquanto apenas 8% afirmaram ter ouvido apenas falar.

Sobre os impactos, 42,4% acreditam que a operação teve um impacto positivo (16,3%) ou muito positivo (26,1%) na segurança pública. Por outro lado, 34,8% consideram que os efeitos foram negativos (14,7%) ou muito negativos (20,1%). Outros 18,8% disseram que o impacto será pequeno ou nulo, e 4,1% não souberam responder.

A pesquisa também investigou a percepção sobre a violência empregada pelas forças de segurança. Para 52,5%, o nível de violência foi adequado, enquanto 45,8% o consideraram “excessivo”. Apenas 1,6% não souberam responder.

Além disso, a pesquisa questionou se a operação reflete a melhor forma de combater o crime organizado ou se é uma estratégia para ganhos políticos. Para 42%, ela representa uma tentativa de ganho político, enquanto 39,3% acreditam que é a melhor abordagem para enfrentar a criminalidade.

  • Governo federal firma parceria com o Rio para combate ao narcotráfico

  • Polícia Civil identifica 99 suspeitos mortos na megaoperação e divulga nomes de três baianos

Acerca da morte de civis, 51,2% consideram os falecidos como “criminosos”, enquanto 36,9% os veem como “vítimas e criminosos”. Apenas 8,4% os descreveram como “vítimas” e 3,4% não souberam opinar.

A pesquisa também explorou as repercussões políticas da operação. Ao serem questionados sobre a articulação entre os governos estadual e federal, 88% dos entrevistados disseram que faltou colaboração, sendo que 46% acreditam que a falta veio do governo estadual e 42%, do federal. Apenas 6,4% asseguraram que não houve essa falta, enquanto 5,5% não souberam dizer.

Em relação à avaliação dos líderes nas ações de segurança, o presidente Lula recebeu a maior desaprovação, com 50% dos entrevistados considerando sua atuação ruim ou péssima. Por contraste, 35% desaprovaram os governadores estaduais e 24% os prefeitos. O presidente foi bem avaliado por 31% da população, enquanto 19% o consideraram regular. Entre os governadores, 28% foram considerados bons ou ótimos, enquanto 36% deram uma avaliação regular. Nos municípios, apenas 23% aprovaram os prefeitos nessa área, com 51% optando pela avaliação regular.

E você, o que pensa sobre a megaoperação? Acredita que foi uma ação efetiva ou apenas uma jogada política? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem são os cinco mortos em batida entre van e caminhão no DF

Um grave acidente na BR-020, nesta terça-feira (17/2), entre uma van e um caminhão, deixou cinco mortos: Everaldo de Oliveira dos Santos, 52...

STF divulga nomes de quem acessou dados sigilosos; servidor da Receita em Salvador está entre os alvos

O STF divulgou, nesta terça-feira (17), os nomes de quatro servidores alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de acessar e...

Mulher despenca nas pedras de praia no circuito Dodô ao escapar de roubo

Uma turista ficou ferida ao despencar nas pedras da praia de Ondina, no circuito Dodô do carnaval, após escapar de uma tentativa de...