Dois homens foram presos em Michigan, acusados de planejarem um ataque em nome do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) durante o fim de semana. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3), após a apresentação de documentos judiciais. O diretor do FBI, Kash Patel, confirmou que a agência conseguiu evitar um “potencial ataque terrorista” no estado, embora tenha revelado poucos detalhes sobre a operação.
A denúncia criminal envolve Mohmed Ali e Majed Mahmoud, ambos cidadãos americanos, acusados de comprar armas e munições e de visitar estandes de tiro como parte do plano para “cometer um crime federal de terrorismo”. Na sexta-feira, agentes do FBI realizaram uma operação nas residências deles em Dearborn, subúrbio de Detroit, onde foram confiscados três fuzis AR-15, duas espingardas, quatro pistolas e mais de 1.600 cartuchos de munição.
As investigações indicaram que os suspeitos tinham referências a “conteúdo extremista islamista” em suas contas de redes sociais. Conversas online e telefônicas mencionando “abóboras” levantaram suspeitas sobre a proximidade de um ataque, possivelmente programado para o fim de semana do Halloween.
A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, destacou que os suspeitos tinham um plano elaborado para atacar em solo americano. Ela afirmou que o complô foi interrompido antes que vidas inocentes fossem perdidas.
Esse episódio ressalta os desafios contínuos enfrentados pelas autoridades na luta contra o terrorismo. O que você pensa sobre essa situação? Comente e compartilhe sua opinião.

                                    
Facebook Comments