Torneio de robótica reúne alunos do DF e GO no Sesi de Taguatinga

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste fim de semana, o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga será o palco da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLLC). Estudantes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal e de Goiás vão competir em um evento que está aberto ao público.

Os visitantes poderão acompanhar as disputas na sexta-feira, 7 de novembro, das 9h às 13h e das 15h às 17h, e no sábado, 8 de novembro, das 9h às 16h30. O evento ocorrerá na unidade do Sesi localizada na QNF 24, Área Especial, em Taguatinga Norte.

As equipes são compostas por crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, que vão apresentar projetos inovadores com robôs autônomos programados por eles mesmos. No total, 20 equipes de escolas públicas e 10 de particulares estarão na competição, e as melhores seguem para a etapa nacional, com chance de representar o Brasil em competições internacionais.

Para a temporada 2025/2026, o foco dos torneios é sobre eras arqueológicas. Participantes de várias partes do mundo devem explorar e solucionar problemas relacionados a esse tema, aplicando ciência, engenharia, matemática e tecnologia. A rede distrital do Sesi estará presente em duas categorias: First Robotics Competition (FRC) e Stem Racing.

sesi competicao robotica1

2 imagens

Na competição, são aceitos crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, de escolas particulares e privadas

sesi competicao robotica1

1 de 2

O resultado da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FLLC será anunciado no sábado, 8 de novembro.

sesi competicao robotica

2 de 2

Na competição, são aceitos crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, de escolas particulares e privadas.

Como funcionam os torneios

As equipes participantes serão avaliadas em quatro categorias:

  • Core values: nesta etapa, são analisados fatores como trabalho em equipe, exploração de novas descobertas, inclusão, inovação e diversidade.
  • Desafio do robô: a máquina precisa cumprir até 15 missões em três rounds de dois minutos e meio, de acordo com as exigências dos avaliadores.
  • Design do robô: envolve o processo de criação e testes do código de programação.
  • Inovação: identificação e solução de um problema real relacionado ao tema da competição.

O resultado da etapa regional será divulgado ao final do último dia de programação, no sábado, 8 de novembro.

E você, está animado para acompanhar as apresentações dos jovens talentos? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tio cria estratégia inusitada para ajudar sobrinha que engoliu fone

Episódio inusitado com AirPod engolido por criança leva a remoção segura por endoscopia Um homem relatou, em Reddit, um episódio inusitado envolvendo a sobrinha...

Homem usa roupas femininas e se passa por lésbica para beijar mulheres

Após uma discussão comercial se transformar em caso de polícia, investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso (PCMT) descobriram que um homem identificado como...

Paulistão Feminino: Corinthians vence jogo, mas Palmeiras é campeão

Palmeiras é tetracampeão do Paulistão Feminino ao vencer o Corinthians por 1 a 0 no jogo de volta, mas o título já havia...