Governo de SP deve indenizar família de assaltante morto em abordagem

Publicado:

O governo de São Paulo foi condenado a pagar indenização à família de um assaltante que foi morto em uma abordagem da Polícia Militar em 2021, na cidade de São José dos Campos. A decisão veio da 1ª Vara da Fazenda Pública da localidade e ainda pode ser contestada.

A ação judicial foi movida pela família de Vinicius David de Souza Castro Gomes, que integrava um grupo que roubou um comércio na cidade. Após o crime, os suspeitos foram perseguidos pela polícia e acabaram em um acidente. As câmeras corporais registraram o momento em que Gomes, que estava como passageiro, foi atingido por três tiros e faleceu.

A decisão de indenização, fixada em R$ 900 mil, foi baseada na análise das imagens. A Justiça afirmou que a polícia agiu de maneira ilegal e abusiva. As gravações mostraram que Gomes já estava rendido, com as mãos levantadas e sem represar perigo.

“As imagens não deixam dúvidas de que os policiais militares agiram de forma ilegal, à margem dos rígidos padrões de conduta das forças policiais”, afirmou a decisão judicial.

Em 2024, os dois PMs envolvidos no incidente, que enfrentavam acusações de homicídio, foram absolvidos no âmbito criminal. No entanto, a juíza Nara Blanco Machado considerou a conduta dos policiais abusiva, responsabilizando o estado pela ação.

“A morte decorreu de conduta arbitrária e ilegal de agentes da Polícia Militar e, tendo em vista a responsabilidade objetiva do estado, restam presentes os requisitos para a indenização”, explicou a juíza. Além da indenização, o governo deverá pagar pensão mensal para as filhas de Vinicius até que elas completem 25 anos.

Até o momento, o governo paulista afirmou que não foi notificado da decisão e, portanto, não fará comentários a respeito. O espaço está aberto para futuras interações.

Parece que a situação gerou bastante debate. O que você pensa sobre a decisão? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro deixa prisão com tornozeleira eletrônica após decisão da Justiça

Daniel Vorcaro, empresário à frente do Banco Master, deixou o Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos às 11h40 deste sábado, 29....

Vídeo mostra ex agredindo esposa de Diego, da dupla com Victor Hugo

As câmeras de segurança de uma loja em Goiás capturaram um momento alarmante: a agressão a Lays Alves, esposa do cantor sertanejo Diego,...

Homem que matou duas funcionárias do Cefet-Rio estava afastado por motivos psiquiátricos

Um trágico incidente ocorreu no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Celso Suckow da Fonseca, na zona...