Governo de SP deve indenizar família de assaltante morto em abordagem

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo de São Paulo foi condenado a pagar indenização à família de um assaltante que foi morto em uma abordagem da Polícia Militar em 2021, na cidade de São José dos Campos. A decisão veio da 1ª Vara da Fazenda Pública da localidade e ainda pode ser contestada.

A ação judicial foi movida pela família de Vinicius David de Souza Castro Gomes, que integrava um grupo que roubou um comércio na cidade. Após o crime, os suspeitos foram perseguidos pela polícia e acabaram em um acidente. As câmeras corporais registraram o momento em que Gomes, que estava como passageiro, foi atingido por três tiros e faleceu.

A decisão de indenização, fixada em R$ 900 mil, foi baseada na análise das imagens. A Justiça afirmou que a polícia agiu de maneira ilegal e abusiva. As gravações mostraram que Gomes já estava rendido, com as mãos levantadas e sem represar perigo.

“As imagens não deixam dúvidas de que os policiais militares agiram de forma ilegal, à margem dos rígidos padrões de conduta das forças policiais”, afirmou a decisão judicial.

Em 2024, os dois PMs envolvidos no incidente, que enfrentavam acusações de homicídio, foram absolvidos no âmbito criminal. No entanto, a juíza Nara Blanco Machado considerou a conduta dos policiais abusiva, responsabilizando o estado pela ação.

“A morte decorreu de conduta arbitrária e ilegal de agentes da Polícia Militar e, tendo em vista a responsabilidade objetiva do estado, restam presentes os requisitos para a indenização”, explicou a juíza. Além da indenização, o governo deverá pagar pensão mensal para as filhas de Vinicius até que elas completem 25 anos.

Até o momento, o governo paulista afirmou que não foi notificado da decisão e, portanto, não fará comentários a respeito. O espaço está aberto para futuras interações.

Parece que a situação gerou bastante debate. O que você pensa sobre a decisão? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mulher tem 90% do corpo queimado pelo namorado, que alegou ciúmes

Na sexta-feira, 26/6, em Maceió, Alagoas, uma mulher de 35 anos foi alvo de um ataque brutal feito pelo namorado: ele a arrastou...

Advogada é encontrada morta em casa; polícia apura as causas do óbito

Resumo: A advogada Katia Mendes Lobo, 59 anos, foi encontrada morta na casa onde morava, na cidade de Goiás, em Goiás. O velório...

Desemprego até maio cai para 5,6%, o menor já registrado no período

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 5,6%, o menor patamar já registrado pela PNAD Contínua, pesquisa do IBGE...