O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva se compromete a apresentar o melhor resultado fiscal do país desde 2015, ano em que a crise fiscal teve início no Brasil. Durante um evento da Bloomberg Green sobre a COP30, em São Paulo, Haddad afirmou: “Vamos entregar o melhor resultado fiscal do país em quatro anos, mesmo considerando os pagamentos relacionados a calotes do governo anterior”.

Haddad abordou as preocupações relacionadas à crise fiscal, dizendo que a situação atual é um “delírio” que merece uma análise psicológica, pois do ponto de vista econômico, segundo ele, não faz sentido. O ministro deixou claro que sua equipe não recuará do objetivo de reorganizar as contas públicas, que, segundo ele, estão desorganizadas desde 2015.

Em sua fala, Haddad destacou que nunca alterou as metas de resultado primário desde 2023 e que, a cada ano, cumpre com os objetivos estabelecidos. O ministro garantiu que o governo tem entregado resultados “em todos os aspectos” muito melhores do que os recebidos anteriormente.