Município de Dias d’Ávila é condenado por falhas em segurança do trabalho de servidores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O município de Dias d’Ávila, localizado na região metropolitana de Salvador, foi condenado por expor os servidores públicos a condições insalubres de trabalho. A decisão foi tomada no último dia 7 pela juíza Alessandra Barbosa d’Andrade Stern, da 2ª Vara do Trabalho de Camaçari. Essa medida resultou de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A sentença exige que a prefeitura implemente uma série de medidas para garantir um ambiente seguro e saudável, especialmente para os trabalhadores das áreas de limpeza urbana e obras públicas. Entre as obrigações, estão o fornecimento gratuito de equipamentos de proteção individual (EPIs), a instalação de banheiros próximos aos locais de trabalho, espaços cobertos para proteção contra sol e chuva, além de áreas adequadas para refeições e descanso.

A ação foi protocolada em março deste ano, após um inquérito do MPT, iniciado em 2022, revelar que a prefeitura não estava cumprindo as normas de segurança, higiene e saúde ocupacional. A procuradora Rosineide Moura, responsável pela ação, ressaltou que a prefeitura deve incluir cláusulas nos editais das terceirizadas que garantam as condições mínimas de trabalho estabelecidas em lei, sendo também sua responsabilidade fiscalizar o cumprimento. Caso a decisão não seja cumprida, será aplicada uma multa diária de R$ 1 mil. Importante notar que ainda cabe recurso.

E você, o que pensa sobre essa situação? Comente abaixo e compartilhe sua opinião sobre a segurança no trabalho na sua região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a...

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...