Atendimento para tratar câncer de próstata cresce 32% no Brasil em homens com até 49 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Brasil viu um aumento significativo no número de atendimentos para tratar câncer de próstata. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve uma elevação de 32% no período entre 2020 e 2024. Em 2020, foram registrados 2,5 mil atendimentos, enquanto em 2024 esse número subiu para 3,3 mil.

Embora o câncer de próstata seja uma preocupação mais comum entre homens com 65 anos ou mais, os moradores mais jovens, especialmente aqueles abaixo dos 49 anos, também enfrentam essa questão. O Sistema Único de Saúde (SUS) revelou que a maioria dos atendimentos foi para quimioterapia, representando cerca de 84% a 85% dos casos. Cirurgias oncológicas e radioterapia foram responsáveis por 10% a 12% e 3% a 4%, respectivamente.

Se o câncer for diagnosticado em suas fases iniciais, a probabilidade de cura chega a 90%. Todavia, é importante ressaltar que nas etapas iniciais a doença pode ser assintomática. Já nos estágios mais avançados, os sintomas podem incluir dificuldades frequentes e fraqueza no fluxo urinário, além de sangramentos na urina ou sêmen, e dores na pelve, quadris e costas.

O urologista Rafael Ambar, especialista em saúde sexual e reprodutiva masculina, acredita que o aumento no número de atendimentos reflete uma busca mais ativa por parte dos homens, e não um crescimento na incidência da doença. Ele observa que os homens mais jovens têm demonstrado maior interesse em cuidar da saúde e em realizar acompanhamento urológico.

“Essa mudança de comportamento é influenciada pela fácil disseminação de informações, aumento da expectativa de vida e o desejo de um envelhecimento saudável. Existe também um movimento, ainda que discreto, para reduzir o preconceito em relação às visitas ao urologista. Entretanto, o trabalho de conscientização precisa continuar”, afirmou Ambar à Agência Brasil.

E você, o que acha desse aumento no atendimento? Como vê a conscientização sobre a saúde masculina na sua região? Compartilhe sua opinião nos comentários e vamos conversar sobre isso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mortes por PMs em serviço atingem maior patamar em 5 anos em SP

Em 2025, a letalidade policial em São Paulo continua elevada. Até o dia 19 de dezembro, policiais militares em serviço já tinham, segundo...

Eduardo Bolsonaro joga sandálias no lixo ao criticar Havaianas

Eduardo Bolsonaro critica Havaianas, está nos EUA e envolve disputa política com a família Bolsonaro Eduardo Bolsonaro, ex-deputado federal, publicou um vídeo no Instagram...

Jogadores do Corinthians invadem coletiva e dão “banho” em Dorival

Os jogadores do Corinthians comemoram o tetracampeonato da Copa do Brasil, após a vitória por 2 x 1 sobre o Vasco neste domingo,...