STF reconhece omissão do Congresso e defende implementação de taxação de grandes fortunas no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a omissão do Congresso em criar e aprovar o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), uma determinação que consta no Artigo 153 da Constituição desde 1988. A decisão foi tomada com um único voto contrário do ministro Luiz Fux e valida a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) apresentada pelo PSOL em 2019.

O partido argumentou que o Artigo 153 prevê que a União deve criar uma lei complementar para instituir esse imposto. A advogada Bruna Freitas do Amaral, do PSOL, defendeu que sua aprovação é fundamental para promover justiça social e combater a pobreza, temas que também são abordados na Constituição.

Apesar do reconhecimento da omissão, o STF não estabeleceu um prazo para que o Congresso aprove a medida, já que o Judiciário não tem a prerrogativa de criar o imposto diretamente.

De acordo com a Agência Brasil, o ministro Flávio Dino argumentou que a omissão do Congresso é inconstitucional e ressaltou a injustiça do sistema tributário atual, que penaliza os mais vulneráveis. A ministra Cármen Lúcia também fez uma observação importante: a Constituição já tem 37 anos e o imposto ainda não foi instituído.

“Quando não se cobra, o sistema fica capenga em relação a uma parte da sociedade. Em 37 anos, essa omissão pode ser considerada inconstitucional”, afirmou.

Outros ministros, como Cristiano Zanin, Nunes Marques, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, também reconheceram a omissão. Contudo, Luiz Fux discordou, afirmando que o Parlamento tem se debruçado sobre o assunto e que deve-se respeitar as decisões políticas do Congresso.

O que você pensa sobre essa decisão do STF? Acha que a taxação de grandes fortunas é necessária para o Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia estoura ponto de armazenamento de armas e drogas de grupo associado ao Comando Vermelho em Salvador

Forças estaduais e federais da Segurança Pública deflagraram, na manhã desta segunda-feira, a Operação Inquilinos, visando um...

General do Exército russo é morto em explosão de carro em Moscou

Um general do Exército russo foi morto na explosão de um carro no sul de Moscou, em um ataque que as autoridades atribuem...

Comando Vermelho é alvo de operação policial em Salvador nesta segunda-feira

Uma operação policial tem como alvo integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) na manhã desta segunda-feira...