Pesquisadores descobriram cinco espécies de moluscos de água doce da Formação Tananwan, que data do Pleistoceno Inferior, no norte de Taiwan. Trata-se dos fósseis mais antigos já encontrados no país. Um dos achados mais notáveis foi um caracol juvenil preservado dentro da concha de sua mãe, da espécie Sinotaia quadrata.
Esta é a segunda vez que uma concha de caracol fossilizada com um filhote dentro é registrada no mundo. Segundo os cientistas, essa descoberta sugere que o comportamento vivíparo — onde os filhotes nascem vivos e não em ovos — já existia entre os moluscos da pré-história. As descobertas foram publicadas na revista científica Geodiversitas.
Para entender melhor o ambiente em que esses moluscos viveram, os cientistas adotaram duas abordagens. Primeiro, analisaram as camadas rochosas para determinar a idade e o contexto geológico dos fósseis. Em seguida, estudos morfológicos ajudaram a detalhar o formato e a estrutura das conchas.
Comparações com fósseis de outras regiões da Ásia Oriental e Japão revelaram que a ponte terrestre do estreito de Taiwan pode ter servido como um corredor migratório para caracóis de água doce.
“Este estudo é um avanço importante na compreensão da paleontologia de água doce em Taiwan. Enquanto mais de 99% do registro fóssil de moluscos da ilha é marinho, esse é o primeiro conjunto descrito de água doce do Pleistoceno Inferior, proveniente da Formação Tananwan”, afirma Chun-Hsiang Chang, coautor do artigo.
Além de proporcionar uma visão do passado, a pesquisa ajuda na compreensão da evolução dos ecossistemas de água doce na região, mostrando também como as mudanças climáticas afetaram as espécies ao longo dos anos.
Gostou da descoberta? Compartilhe sua opinião nos comentários! Adoramos saber o que você pensa sobre temas como esse.

Facebook Comments