MP-BA entra com ação para regularizar UBS com descarte inadequado de lixo contaminado em Juazeiro

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) protocolou, na última sexta-feira, uma ação civil pública contra a cidade de Juazeiro. O foco é garantir que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru II ofereça serviços de saúde adequados e seguros.

A promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias de Souza lidera a ação, que surgiu após inspeções da Vigilância Sanitária Municipal e do Núcleo Regional de Saúde Norte. Essas inspeções revelaram diversas irregularidades, como a falta de licença sanitária atualizada e sérios problemas na infraestrutura.

De acordo com o MP-BA, a UBS está fazendo o descarte inadequado de lixo contaminado e carece de equipamentos básicos. A instituição pede à Justiça que tome medidas para regularizar a documentação e estrutura da unidade.

As solicitações do MP incluem a instalação de equipamentos de higiene, reparos em banheiros, climatização da sala de vacinação e melhorias na organização da equipe de saúde. Além disso, o município deve ser obrigado a organizar os serviços de fisioterapia, psicologia, assistência social, nutrição e educação física de forma regular.

Rita de Cássia explicou que a instituição buscou resolver esses problemas de maneira extrajudicial. “O Ministério Público tentou chegar a um acordo, propondo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas não recebeu resposta da gestão municipal”, comentou.

E você, o que acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão importante sobre a saúde em Juazeiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher tem mala furtada ao parar para gravar no Aeroporto de Brasília

Uma moradora do Distrito Federal relatou ter sido vítima de furto no Aeroporto Internacional de Brasília na tarde de sexta-feira, 7 de novembro....

Leão na floresta? Polícia desvenda história de animal misterioso

Na Irlanda, um mistério envolvendo uma criatura parecida com um leão intrigou as autoridades. Mas o desfecho é muito mais fofo do que...

STF reconhece omissão do Congresso sobre Imposto sobre Grandes Fortunas

Na última quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão importante ao concluir o julgamento da...