MP-BA entra com ação para regularizar UBS com descarte inadequado de lixo contaminado em Juazeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) protocolou, na última sexta-feira, uma ação civil pública contra a cidade de Juazeiro. O foco é garantir que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru II ofereça serviços de saúde adequados e seguros.

A promotora de Justiça Rita de Cássia Caxias de Souza lidera a ação, que surgiu após inspeções da Vigilância Sanitária Municipal e do Núcleo Regional de Saúde Norte. Essas inspeções revelaram diversas irregularidades, como a falta de licença sanitária atualizada e sérios problemas na infraestrutura.

De acordo com o MP-BA, a UBS está fazendo o descarte inadequado de lixo contaminado e carece de equipamentos básicos. A instituição pede à Justiça que tome medidas para regularizar a documentação e estrutura da unidade.

As solicitações do MP incluem a instalação de equipamentos de higiene, reparos em banheiros, climatização da sala de vacinação e melhorias na organização da equipe de saúde. Além disso, o município deve ser obrigado a organizar os serviços de fisioterapia, psicologia, assistência social, nutrição e educação física de forma regular.

Rita de Cássia explicou que a instituição buscou resolver esses problemas de maneira extrajudicial. “O Ministério Público tentou chegar a um acordo, propondo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas não recebeu resposta da gestão municipal”, comentou.

E você, o que acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão importante sobre a saúde em Juazeiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro é diagnosticado com duas hérnias inguinais e deve passar por cirurgia

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado com duas hérnias inguinais após exames realizados no último domingo (14). O diagnóstico foi confirmado por meio de...

Mãe fere os próprios filhos, ateia fogo em casa e é presa no Rio

Uma mãe de 36 anos foi presa nesta segunda-feira (15/12) no Rio de Janeiro após atacar os filhos e incendiar a própria casa....

CNJ solicita levantamento de fundos do Judiciário baiano para financiar plano nacional de combate à crise carcerária

A Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou, por meio de ofício, que magistrados das varas criminais...