Trump: EUA vão boicotar G20 na África do Sul devido a “genocídio de brancos”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que não enviará representantes para a cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul, nos dias 22 e 23 de novembro. Segundo Trump, essa decisão é uma resposta ao tratamento dado a fazendeiros brancos no país africano.

“É uma vergonha absoluta que a cúpula do G20 seja realizada na África do Sul. Africâneres estão sendo mortos e suas terras estão sendo confiscadas ilegalmente”, declarou Trump em uma postagem no Truth Social.

Ele já havia denunciado, anteriormente, o que considera um “genocídio de brancos” na região. Durante a visita do presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, à Casa Branca, Trump o confrontou em coletiva de imprensa, expressando suas preocupações sobre a questão.

O presidente dos EUA critica a lei de terras, que busca corrigir as heranças da segregação racial na África do Sul, onde a maioria da população negra viveu em áreas restritas por anos. “Temos milhares de pessoas tentando entrar no nosso país porque temem pela vida e pelo confisco de suas terras”, explicou Trump ao presidente Ramaphosa, ressaltando que há leis que permitem a desapropriação sem compensação.

Em resposta, Ramaphosa negou qualquer perseguição contra os africâneres, classificando as informações da Casa Branca como “completamente falsas”.

Ideias sobre “genocídio branco” na África do Sul têm ganhado força entre grupos de extrema-direita desde o fim do apartheid, em 1994. O empresário sul-africano Elon Musk é uma das vozes mais notórias a ocupar esse espaço, embora tenha rompido com Trump em junho deste ano.

Sobre o G20, Trump anunciou que participará da cúpula de 2026, que será sediada em Miami, na Flórida, com planos de realizá-la no Trump National Doral, um resort de golfe próprio.

O que você acha dessa decisão de Trump e do cenário atual na África do Sul? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Isabelle Marciniak: saiba o que é Linfoma de Hodgkin que matou ginasta

A ginasta brasileira Isabelle Marciniak morreu nesta quarta-feira, 24 de dezembro, após enfrentar um linfoma de Hodgkin. Campeã nacional de ginástica, ela se...

Bolsonaro confirma pré-candidatura de Flávio à Presidência em 2026 em carta lida por senador

Pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026 é tema de uma carta atribuída ao ex-presidente, lida...

Em crise, Belém volta a celebrar o Natal após 2 anos de guerra em Gaza

Belém abriu as portas para o Natal e o Ano Novo após dois anos de silêncio causados pela guerra em Gaza. Mesmo com...