Na noite de sexta-feira, dia 7, a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi atingida por um tornado devastador. Os ventos, que ultrapassaram os 250 km/h, causaram destruição em 90% da área urbana. Infelizmente, o incidente resultou na morte de seis pessoas, com duas ainda desaparecidas e 432 feridos, segundo dados da Defesa Civil.
O tornado foi classificado como categoria F3, com uma força que impressionou especialistas. O governador Ratinho Junior declarou estado de emergência para facilitar a recuperação da cidade. “Praticamente não há mais lugar onde as pessoas possam dormir. Estamos organizando alojamentos desde ontem à noite”, comentou o governador.
Imagens aéreas revelaram a gravidade da situação, mostrando bairros inteiros em ruínas. Ratinho Junior acrescentou que nunca se viu um tornado tão forte na região nos últimos 30 ou 40 anos. “Muitas casas e até prédios comerciais não resistiram. Vimos silos enormes e postos de gasolina destruídos. Foi uma catástrofe sem precedentes”, declarou.
Equipes do governo federal foram enviadas para prestar apoio às vítimas e planejar a reconstrução. O hospital em Laranjeiras do Sul, próximo à cidade, ficou sobrecarregado, atendendo mais de 200 pessoas. Nove delas estão com ferimentos graves.
É um momento difícil para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu. Qualquer ajuda ou apoio que puder ser oferecido faz diferença. Se você conhece alguém na região ou tem alguma ideia sobre como ajudar, compartilhe nos comentários.

Facebook Comments