No Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, nasceu Iara Ághata, o bebê número 12 mil da unidade. A menina, que venceu o parto cesariana às 23h59 do último sábado (8), é filha de Caliane Carvalho Santos, de 18 anos. Com 49 centímetros e peso de 3,585 kg, o nome Iara significa “Mãe da Água” e Ághata, “mulher virtuosa”.
Caliane, moradora do Condomínio Sol e Mar, na zona sul de Ilhéus, é mãe solo e trabalha como guardadora de carros no Centro Histórico. Ela, que é uma mãe de primeira viagem, elogiou o acolhimento que recebeu no hospital e compartilhou que teve a presença de uma amiga, a quem se refere como seu “anjo da guarda”, durante o parto.
Poucas horas depois do nascimento, Iara recebeu as primeiras vacinas, BCG e Hepatite B. Caliane comentou sobre o momento: “Dói na gente, né? Mas é importante. É pra saúde dela”, destacou.
Ambas devem receber alta na próxima terça-feira (11). Caso a bebê necessitasse de cuidados intensivos, o hospital está preparado, pois conta com leitos de UTI neonatal.
Por falar na importância da maternidade, no dia 6 de dezembro, o Hospital Materno-Infantil completará quatro anos. É a primeira maternidade 100% SUS da região sul da Bahia, construída pelo Governo do Estado e gerenciada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Essa unidade se destaca por seu compromisso com a humanização do atendimento e os direitos da mulher e da criança, servindo como referência em saúde pública para a região.
Além dos partos, o hospital oferece atendimento especializado em pré-natal de alto risco e diversas consultas em áreas como obstetrícia, cardiologia e nutrição. Também se destaca como um polo de ensino e pesquisa em saúde.
E você, o que achou dessa história do nascimento de Iara? Comente e compartilhe suas opiniões sobre a importância de uma maternidade pública e acolhedora.

Facebook Comments