‘Acordo sobre tarifaço pode sair na próxima semana’, diz Vieira após encontro com Rubio

Publicado:

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou nesta quinta-feira (13) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington. Durante a reunião, eles discutiram a tarifa imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Vieira destacou o interesse dos EUA em fortalecer os laços com o Brasil e resolver a questão das tarifas rapidamente.

Segundo o chanceler, os americanos devem responder à proposta brasileira entre esta sexta-feira (14) e a próxima semana. “O secretário de Estado mencionou que estão analisando a situação com atenção e têm a intenção de resolver as questões bilaterais com rapidez. A resposta deve chegar em breve”, disse Vieira.

Rubio também informou que comentou com Trump sobre seu encontro com Vieira, ressaltando que o presidente está comprometido em manter uma boa relação com o Brasil.

Em uma postagem nas redes sociais, Marco Rubio compartilhou uma foto com Vieira e afirmou que discutiram “assuntos de importância mútua” e um quadro de reciprocidade para a relação comercial entre os dois países.

Na proposta apresentada pelo Brasil, sugeriu-se a suspensão imediata das tarifas, com o objetivo de avançar nas negociações sobre sobretaxas de produtos específicos. Este é o terceiro encontro entre Vieira e Rubio este ano, sendo que essa é a primeira vez que se reúne no Departamento de Estado. Apesar de não muitos detalhes sobre a proposta, o governo brasileiro busca um acordo que envolva a suspensão das sobretaxas de 40% aplicadas ao país.

O que você acha dessa possibilidade de um novo acordo? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA anunciam ‘Operação Lança Sul’ para combater o narcotráfico

Os Estados Unidos iniciaram, nesta quinta-feira (13), a “Operação Lança Sul”, com o objetivo de enfrentar o narcotráfico na região. Essa missão, ordenada...

Brasileira morre após levar soco de homem em rua de Buenos Aires

Maria Vilma das Dores Cascalho da Silva, de 69 anos, perdeu a vida após ser agredida por um homem em situação de rua...

ONU denuncia maus-tratos de palestinos em prisões israelenses

O Comitê contra a Tortura da ONU expressou, nesta terça-feira (11), sua preocupação com os "maus-tratos sistemáticos e generalizados" de palestinos em prisões...