A Tesla está realizando um recall de cerca de 10,5 mil unidades do sistema de armazenamento de energia Powerwall 2. Esse recall abrange os aparelhos vendidos entre novembro de 2020 e dezembro de 2022 nos Estados Unidos. O motivo? Um defeito que pode causar superaquecimento, emissão de fumaça e, em alguns casos, incêndio.

Defeito identificado no Tesla Powerwall 2
A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) informou que “as células da bateria de íon-lítio em certos sistemas Powerwall 2 podem causar o desligamento da unidade durante seu uso, levando ao superaquecimento, e em alguns casos, fumaça ou chamas, o que pode resultar em mortes ou lesões graves por incêndio e queimaduras.”
Até agora, foram registrados 22 relatos de superaquecimento, incluindo seis casos com emissão de fumaça e cinco que se transformaram em pequenos incêndios, causando “danos materiais menores”. Não houve feridos até o momento.
Abrangência e situação do recall da Tesla
- O recall envolve unidades vendidas pelo site da Tesla e por instaladores certificados nos EUA entre novembro de 2020 e dezembro de 2022.
- Os equipamentos afetados podem ser identificados pelo selo “Powerwall 2” no corpo da unidade.
- A Tesla afirma ter descarregado remotamente muitas das unidades conectadas, tornando-as “sem risco operacional”.
- A empresa também se compromete a substituir gratuitamente todas as unidades incluídas no recall.
- Esse recall segue uma ação semelhante já iniciada na Austrália, onde também houve recolhimento de unidades do Powerwall 2 por risco de incêndio.

O que é o Powerwall?
O Powerwall funciona em conjunto com os sistemas fotovoltaicos da Tesla — os painéis solares instalados nos telhados — armazenando energia elétrica para uso futuro, como em apagões e para economizar energia e reduzir custos.
A divisão de armazenamento de energia da Tesla, que inclui o Powerwall 2, é cada vez mais estratégica para a companhia. No terceiro trimestre, essa divisão registrou um aumento de 44% na receita, totalizando US$ 3,42 bilhões (cerca de R$ 18,1 bilhões). Até setembro, esse segmento era responsável por um quarto da receita total da empresa.
Apesar de não haver registros de ferimentos, a CPSC alerta para o risco potencial de “morte ou lesão grave” em razão do defeito. A Tesla precisa garantir que a substituição dos equipamentos seja rápida e eficaz e que a nova versão, o Powerwall 3, não apresente o mesmo problema.

O que usuários devem fazer
A CPSC orienta os consumidores a verificarem se sua unidade está conectada e a consultarem o aplicativo da Tesla para saber se o equipamento está incluído no recall. Para dúvidas ou suporte, a Tesla disponibiliza atendimento via e-mail ou telefone (+1 877-961-7652) de segunda a sexta.
Fique ligado nas atualizações sobre esse assunto e compartilhe sua opinião! Você tem um Powerwall? Como está lidando com essa situação?

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