Coreia do Sul e EUA concluem acordo para construção de submarinos de propulsão nuclear

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última sexta-feira, 14 de novembro, o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, anunciou que seu país e os Estados Unidos finalizaram um acordo importante sobre a construção de submarinos de propulsão nuclear. Durante uma coletiva de imprensa, Lee destacou que esta negociação era vista como um passo significativo para a economia e a segurança sul-coreana.

O presidente explicou que ambos os países se comprometeram a avançar com a construção dos submarinos. Além disso, a Coreia do Sul recebeu suporte dos EUA para aumentar sua autoridade em áreas críticas, como o enriquecimento de urânio e o reprocessamento de combustível nuclear usado.

Uma nota conjunta revelou que os dois países mantêm um grupo de trabalho focado na construção naval, visando aumentar a quantidade de navios comerciais e militares americanos prontos para combate. Entretanto, o local exato onde os submarinos serão fabricados ainda não foi definido.

Adicionalmente, o acordo estabelece que a Coreia do Sul investirá 25 bilhões de dólares na compra de equipamentos militares dos EUA até 2030. Além disso, oferecerá apoio total às forças americanas no país, somando 33 bilhões de dólares nesse esforço.

A tecnologia de submarinos nucleares americanos é uma das mais secretas do mundo. Com esse acordo, o fortalecimento da relação entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos promete avançar na segurança da região e no desenvolvimento militar estratégico.

O que você acha desse acordo? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que não usará força para tomar a Groenlândia: ‘Não preciso’

Meta description: em Davos, Donald Trump afirma que não usará força para tomar Groenlândia, exige negociações imediatas sobre a compra do território dinamarquês...

Assassino de ex-premiê do Japão é condenado à prisão perpétua

Um tribunal distrital de Nara condenou à prisão perpétua Tetsuya Yamagami, de 45 anos, pelo assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, ocorrido durante uma...

China defende o sistema internacional da ONU após convite para ‘Conselho de Paz’ de Trump

A China afirmou nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, que defenderá o sistema internacional com a ONU no centro, um dia depois...