ONU alerta para risco de fome em 16 países da África e Ásia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) sinaliza um grave alerta sobre a insegurança alimentar. Milhões de pessoas em 16 países, especialmente na África e na Ásia, podem enfrentar a ameaça de fome. As informações foram coletadas pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e pelo PMA (Programa Mundial de Alimentos).

A publicação destaca uma situação crítica, onde a população dessas regiões corre o risco iminente de sofrer com a escassez de alimentos. O levantamento indica os países em situação mais alarmante, como:

– Haiti
– Mali
– Palestina
– Sudão
– Sudão do Sul
– Iémen

Nessas nações, o risco de fome é especialmente grave. Outros países como Afeganistão, República Democrática do Congo, Mianmar, Nigéria, Somália e Síria também estão em uma posição de alta preocupação.

O relatório associa os conflitos e a violência como os principais fatores que impulsionam essa crise alimentar. Para o advogado Ariel de Castro Alves, membro da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB, a solução depende da resolução de conflitos que forçam migrações e criam famílias de refugiados. Ele ressalta a importância de controle da inflação em países com crises econômicas.

Alves sugere que a implementação de programas que gerem renda para as famílias, como o Bolsa Família, e iniciativas como bancos de alimentos e cozinhas comunitárias podem ajudar a melhorar a situação.

Cindy McCain, diretora executiva do PMA, apontou que o mundo está à beira de uma catástrofe alimentar que pode ser evitada. Ariel de Castro Alves também enfatiza a necessidade de cooperação internacional, ressaltando que o Brasil possui muitos recursos naturais que, se melhor aproveitados, poderiam contribuir para resolver o problema da fome.

O relatório também denuncia que o financiamento da ajuda humanitária é insuficiente. Dos US$ 29 bilhões necessários para atender às populações mais vulneráveis, apenas US$ 10,5 bilhões foram recebidos, colocando em risco a ajuda alimentar aos refugiados.

Essa situação é alarmante e demanda nossa atenção. O que você pensa sobre essa crise? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel volta a registrar terras na Cisjordânia e provoca acusação de anexação

Meta descrição: Israel retoma o registro de terras na Cisjordânia, ampliando o controle na Área C e provocando reação da Palestina e de...

Mensagens indicam plano de Bannon e Epstein para derrubar Papa Francisco

Documentos do Departamento de Justiça dos EUA divulgados recentemente indicam que, em 2019, Steve Bannon, ex-estrategista da Casa Branca, e Jeffrey Epstein discutiram...

Familiares de presos políticos iniciam greve de fome na Venezuela

Famíliares de presos políticos na Venezuela iniciaram neste sábado uma greve de fome em Caracas para pressionar por mais libertações, após o adiamento...