Disputa por cota racial na lista sêxtupla da OAB de Sergipe vai à Justiça Federal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A eleição da OAB de Sergipe para a lista sêxtupla de candidatos a desembargador no Tribunal de Justiça gerou polêmica. Uma denúncia formal foi apresentada por 38 entidades e advogados negros, que questionam a permanência do advogado Matheus de Abreu Chagas na cota racial de 30% destinada a pessoas negras. A escolha dos nomes acontece nesta quarta-feira.

De acordo com os denunciantes, fotos e registros mostram que Matheus tem um “tom de pele pardo claro”, cabelos “lisos” e falta de “marcadores fenotípicos” que o identificariam como negro. Eles argumentam que permitir que pessoas percebidas como brancas ocupem as vagas destinadas a negros compromete o objetivo reparatório dessa política.

Em resposta, Matheus afirma que se autoidentifica como pardo desde 2008 e que sua inscrição foi mantida apesar de um pedido de impugnação. Segundo ele, esta é a primeira vez que se candidata a cargos públicos por meio das cotas, e sua “inscrição é legal e legítima”.

As entidades esperavam que a banca de heteroidentificação da OAB/SE barrasse a candidatura, mas a comissão, formada por membros da Comissão de Igualdade Racial, validou sua autodeclaração.

O caso foi levado ao Tribunal de Justiça de Sergipe, que informou não poder intervir, por se tratar de um procedimento interno da OAB/SE. A corte sugeriu que o questionamento fosse direcionado à Justiça Federal. Em resposta, as entidades apresentaram um pedido de urgência, que agora está sendo analisado pela Justiça Federal.

O que você pensa sobre essa questão? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores são resgatados de condição análoga à escravidão em fazenda ligada a sócio da Brooksfield

Cinco trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão na Fazenda Beatriz, localizada em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. A propriedade pertence...

Filho de Cid Moreira é preso em SP após denúncia de agressão e suspeita de drogas

Rodrigo Radenzev Simões Moreira, filho do jornalista Cid Moreira, foi preso em flagrante em uma chácara no município de São Pedro, no interior...

Mecânico de 32 anos morre ao cair de moto em estrada vicinal na zona rural de Alcobaça

Alcobaça registrou a morte de um mecânico de 32 anos após um acidente de motocicleta na noite de sábado, na localidade Pixica, região...