Na noite de terça-feira, Panamá, Curaçau e Haiti conquistaram suas vagas para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. As seleções conseguiram a classificação pelas Eliminatórias da América do Norte e Central.
Com essa conquista, essas três seleções garantirão a participação a partir da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). Jamaica e Suriname também tiveram boas performances e terão a chance de buscar uma vaga na repescagem em março de 2026.
O destaque vai para Curaçau, uma ilha no Caribe com cerca de 140 mil habitantes. Esta será a primeira vez que o time de Curaçau participa da Copa do Mundo, tornando-se o menor país a competir no torneio, superando Cabo Verde.
Curaçau garantiu sua vaga ao empatar em 0 a 0 com a Jamaica, em jogo realizado em Kingston. Com o resultado, Curaçau terminou a fase de grupos na liderança do grupo B, somando 12 pontos, enquanto a Jamaica ficou em segundo, com 11 pontos.
Panamá e Haiti voltam a disputar uma Copa do Mundo
O Haiti, que não participava da Copa do Mundo há mais de 50 anos, também fez história. Na mesma noite, a seleção haitiana venceu a Nicarágua por 2 a 0 e assegurou a liderança do grupo C da Concacaf. Esta será a segunda vez que o Haiti joga em uma Copa do Mundo; a primeira foi em 1974, na Alemanha Ocidental.
O Panamá, por sua vez, retorna ao torneio após não ter participado em 2022 no Catar. A seleção panamenha venceu El Salvador em casa, com um convincente 3 a 0.
Jamaica e Suriname, ao se destacarem entre os segundos colocados, terão a chance de competir na repescagem. As seleções dos Estados Unidos, México e Canadá também estarão no Mundial, garantidas como anfitriãs do evento.
O futebol está prestes a ganhar novos heróis e histórias emocionantes. O que você acha das seleções que conseguiram a vaga? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments