Veja se feriado da Consciência Negra interfere em recurso de Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, seguido por um ponto facultativo na sexta-feira, 21 de novembro. Por causa disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) não vai funcionar, o que afetará os prazos processuais. Contudo, essa pausa não se aplica ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta uma condenação de 27 anos e 3 meses, nem a outros membros do núcleo relacionado ao caso da tentativa de golpe.

Os prazos para apresentação de recursos pelos advogados do núcleo crucial começaram nesta quarta-feira, 19 de novembro, e seguirão normalmente, sem interrupções. Para os segundos embargos, as defesas têm cinco dias corridos para apresentá-los. Como o prazo final cai em um domingo, 23 de novembro, os documentos podem ser entregues até a segunda-feira, 24 de novembro.

Jair Bolsonaro e seus aliados foram condenados pela Primeira Turma do STF, com a pena aplicada ao ex-presidente sendo de 27 anos e três meses. Com a publicação do acórdão, as defesas agora podem apresentar novos recursos, a partir de quarta-feira.

Os advogados têm duas opções: interpor embargos de declaração contra a primeira rejeição ou tentar embargos infringentes. Segundo recentes decisões do STF, as penas não começam a ser cumpridas até que os segundos embargos sejam avaliados.

Para que os embargos infringentes sejam aceitos, é necessário que haja divergência entre, pelo menos, dois ministros do colegiado. No caso de Bolsonaro, apenas o ministro Luiz Fux se posicionou de forma diferente. Fux se transferiu para a Segunda Turma após o julgamento do núcleo principal. Assim, é provável que um pedido de embargos infringentes seja negado.

Caso a defesa opte pelos segundos embargos, o STF pode considerar que são apenas uma tática para ganhar tempo e rejeitar o recurso. Se isso ocorrer, a ação penal que condenou Bolsonaro e seus aliados se tornará definitiva. As defesas têm até segunda-feira, 24 de novembro, para apresentar o recurso, já que o prazo se encerra no domingo.

O cumprimento da pena pode começar somente após todo esse processo. Os advogados dos réus poderão tentar a revisão criminal, que será analisada pelo plenário do STF.

Embargos de declaração

O ministro Alexandre de Moraes, responsável pela ação penal referente à tentativa de golpe, analisou os argumentos da defesa de Bolsonaro em mais de 140 páginas nos primeiros embargos de declaração.

O magistrado, acompanhado de seus colegas, enfatizou que “não há qualquer contradição no acórdão condenatório”, afirmando que a fundamentação da pena foi correta. Desta forma, ficou claro que Bolsonaro cometeu mais de um crime de forma independente, sem que um crime pudesse “absorver” o outro.

Atualmente, conforme reportado pelo Metrópoles, há expectativa de que Bolsonaro, que está sob prisão domiciliar em Brasília, seja enviado ao Complexo Penitenciário da Papuda ou ao 19° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”. O espaço passa por reformas e também está sendo investigado no caso que envolve o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL-SP, e o jornalista Paulo Figueiredo.

O que você acha sobre o andamento desse caso? Deixe sua opinião nos comentários e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após estuprar criança de 11 anos dentro de comércio

Caso de estupro de vulnerável envolve uma menina de 11 anos em Santa Helena de Goiás. Um homem foi preso pela Polícia Civil...

Jovem suspeito de ataque que matou 3 jovens no Residencial Castelinho é executado a tiros em rua de Sooretama

SEO meta e descrição (recomendação para WordPress) - Título SEO: Sooretama: jovem é morto a tiros; polícia investiga ligação com ataque na Bahia - Meta...

TCM suspende pagamentos de honorários a escritórios de advocacia em Apuarema e Cipó

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) ratificou, nesta quarta-feira (17), decisões cautelares que suspendem, de imediato, pagamentos...