Um incidente que paralisou o Rodoanel Mário Covas, em São Paulo, teve um desfecho surpreendente. No dia 19 de novembro, Dener Laurito dos Santos, de 52 anos, confessou à Polícia Civil de Taboão da Serra que todo o suposto sequestro e ameaça com explosivos eram falsas. Ele afirmou que agiu sozinho, criando uma cena para chamar a atenção.

Com mais de 20 anos de experiência como caminhoneiro, Dener detalhou como preparou a farsa. Na noite anterior, ao descansar em um posto na Rodovia dos Bandeirantes, ele montou um artefato falso com objetos disponíveis em sua cabine, como um tubo de gás de cozinha e fios de fone de ouvido.

Na manhã seguinte, Dener parou o caminhão no quilômetro 32, quebrou o próprio para-brisa com uma pedra e ligou para um conhecido, relatando falsamente um roubo. Ele então simulou ter sido rendido, amarrando as próprias mãos e alegando ter desmaiado de estresse durante o socorro.

Investigação desmente versão inicial

Provas coletadas pela Polícia Civil, incluindo imagens de câmeras de segurança, mostraram Dener colocando seu plano em ação. Ele foi visto urinado na estrada e arremessando a pedra contra o caminhão, antes de criar a cena de um “ataque”. Um motorista de carro também não presenciou nenhuma ação criminosa externa, contradizendo a narrativa de Dener sobre um sequestro por três homens armados.

Motivação do ato

Dener afirmou que a escolha do local foi aleatória e que ele não pensou nas consequências de seus atos. A intenção, segundo ele, era protestar contra a insegurança enfrentada pelos caminhoneiros nas estradas. Ele negou o uso de drogas e alega estar sob acompanhamento psicológico desde o ocorrido.

Por sua farsa, que causou um congestionamento de mais de 20 quilômetros e bloqueou o Rodoanel por cerca de cinco horas, Dener foi indiciado. Ele responderá em liberdade pelo crime de falsa comunicação de crime, que pode resultar em uma pena de um a seis meses de detenção ou multa.

Esse episódio impactou significativamente a circulação no Rodoanel, afetando principalmente o tráfego em direção ao litoral e ao interior de São Paulo.

E você, o que pensa sobre essa situação? Comente abaixo suas opiniões e reflexões sobre esse caso e a segurança nas estradas.