O setor de pescados do Brasil não foi incluido na lista de isenções tarifárias anunciadas pelos Estados Unidos, o que gerou descontentamento entre os profissionais da área. A declaração veio do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Eduardo Lobo, que expressou a insatisfação com a falta de priorização do setor pelo governo brasileiro.

“Estamos felizes pelas áreas que avançaram, mas frustrados pela ausência de evolução e priorização do pescado”, comentou Lobo. Ele fez o alerta através de uma nota, que reforça a demanda de atenção específica para a indústria pesqueira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última quinta-feira, 20, que a isenção da tarifa de 40% foi ampliada para incluir mais produtos agrícolas brasileiros. Essa medida é retroativa e se aplica a mercadorias retiradas para consumo a partir de 12h01 (horário de Nova York) do dia 13 de novembro.

Vale lembrar que apenas há uma semana, Trump retirou uma taxa recíproca de 10% sobre produtos agrícolas. Isso significa que muitos produtos brasileiros agora estão livres de tarifas adicionais ao entrar nos EUA.

E você, o que pensa sobre essa situação? Deixe sua opinião nos comentários.