Barreiras é premiada como a melhor cidade em Saúde e Bem-Estar do Brasil em ranking nacional de gestão municipal

Publicado:

O município de Barreiras conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde e Bem-Estar do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025. A cerimônia de entrega da Medalha de Ouro aconteceu na terça-feira, dia 18, em Salvador, e foi voltada para cidades com mais de 100 mil habitantes. Essa premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

A avaliação das cidades é realizada por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que analisa 71 indicadores de fontes oficiais. O índice mede a performance das administrações municipais em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Barreiras se destacou especialmente na qualidade dos serviços de saúde e no bem-estar dos cidadãos.

O prefeito Otoniel Teixeira recebeu a premiação e atribuiu o reconhecimento às ações implementadas durante seu primeiro ano de gestão. Ele afirmou: “Esse prêmio confirma que Barreiras está avançando. Estamos retribuindo a confiança que o povo nos deu. Continuamos com obras importantes, como o Hospital Municipal e novas Unidades de Saúde, além de cirurgias que garantem cuidados ao nosso povo”.

O prefeito também ressaltou a importância dos profissionais da saúde para essa conquista. “Só conseguimos isso graças ao empenho da nossa equipe e aos profissionais de saúde que cuidam da nossa gente todos os dias”, destacou.

Segundo a prefeitura, o resultado é fruto de várias ações, como a construção de uma nova Unidade de Saúde no Santa Luzia, a implantação da Unidade Municipal de Castração de Cães e Gatos, mais de três mil cirurgias eletivas, e o TEAcolhe, um espaço de acolhimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, também premiado em 2025. Outras iniciativas incluem o fortalecimento do programa HumanizaDor, o Consultório na Rua e a contratação de novos profissionais, como um médico angiologista.

A premiação solidifica Barreiras como referência em políticas públicas de saúde na Bahia. Otoniel Teixeira enfatizou que “o prêmio reforça que os investimentos e a integração das equipes estão trazendo resultados concretos para a população. Vamos continuar modernizando e aprimorando os serviços oferecidos aos cidadãos”.

E você, o que acha dessa conquista de Barreiras? Compartilhe suas opiniões e vamos debater sobre a importância da saúde pública em nossa região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois suspeitos de executar jovem baiano em Anápolis são presos em menos de 24 horas

A Polícia Militar prendeu, em menos de 24 horas, dois homens suspeitos de assassinarem Ruan Silva Santos, de 21 anos, natural de Camaçari....

Jacuipense terá retorno do zagueiro Weverton para o Baianão 2026

O Jacuipense está prestes a ganhar um reforço importante para a defesa no Campeonato Baiano de 2026. O zagueiro Weverton, um dos jogadores...

Motorista é autuado por documento irregular durante fiscalização da PRF na BR-242 em Ibotirama

Na tarde de quarta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma fiscalização no km 604 da BR-242, em Ibotirama, oeste da Bahia,...