Von der Leyen afirma que apoia plano de paz dos EUA para Ucrânia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou apoio ao plano proposto pelos Estados Unidos para encerrar a guerra na Ucrânia. Durante um pronunciamento no sábado, 22 de novembro de 2025, ela enfatizou que o texto ainda é preliminar e que serão necessários esforços adicionais.

“Acolhemos os contínuos esforços dos EUA para trazer paz à Ucrânia. O rascunho inicial do plano de 28 pontos contém elementos que são essenciais para uma paz justa e duradoura. Portanto, acreditamos que ele é uma base que exigirá trabalho adicional”, escreveu von der Leyen em suas redes sociais.

A líder europeia destacou o compromisso da Comissão em colaborar para garantir uma paz sustentável, ressaltando a importância de que as fronteiras não sejam alteradas pela força. Além disso, ela expressou preocupação com as limitações sugeridas às Forças Armadas da Ucrânia, que poderiam deixar o país vulnerável a novos ataques.

Von der Leyen também abordou a necessidade de obter autorizações dos integrantes da União Europeia e da Otan para implementar aspectos do acordo que envolvem essas duas organizações. “Aproveitamos esta oportunidade para reafirmar nosso apoio contínuo à Ucrânia. Seguiremos coordenando de perto com o país e os EUA nos próximos dias”, completou.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que representantes da Ucrânia, Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha se reunirão no domingo, 23, na Suíça, para discutir a proposta de paz apresentada por Washington.

O que você acha das medidas propostas? Deixe sua opinião nos comentários e participe dessa discussão importante.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã diz estar disposto a negociar com EUA, mas reagirá a agressões

O embaixador iraniano Ali Bahreini afirmou que o Irã está disposto a negociar com os Estados Unidos se houver um diálogo genuíno que...

UE aprova banimento total do gás russo, com fim do GNL e gasodutos

UE aprova banimento total do gás russo por gasodutos e na forma de gás natural liquefeito (GNL). O acordo político provisório fechado no...

Rússia diz que Venezuela não soube utilizar defesas antiaéreas

O embaixador da Rússia na Venezuela, Sergey Melik-Bagdasarov, afirmou nesta segunda-feira que Caracas efetuou dois disparos com baterias antiaéreas russas contra tropas americanas...