Reprodução/PF

A Polícia Federal (PF) realizou, neste domingo (23/11), uma operação em Sobral, Ceará, para investigar uma suposta fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
A ação foi autorizada pela Justiça Federal e faz parte da chamada operação Profeta. O foco da investigação é a possível divulgação antecipada do conteúdo da prova, que aconteceu nos dias 9 e 16 de novembro.
O inquérito começou após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informar que encontrou um vídeo em uma plataforma digital com questões muito semelhantes às da prova.
Live transmitida no YouTube
A investigação foi instaurada na semana passada, após denúncias de estudantes sobre uma live no YouTube, que ocorreu cinco dias antes do exame. Nela, foram apresentadas questões quase idênticas a pelo menos três que foram efetivamente aplicadas.
A PF destaca que seu objetivo é esclarecer os fatos, investigar possíveis ilícitos e identificar os responsáveis pela divulgação dos dados de forma indevida, além de verificar se há ligações com outros crimes.
O que você acha sobre essa investigação? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o que pensa sobre a segurança e a validade dos exames. Sua voz é importante!

Facebook Comments