Um ataque aéreo de Israel na região metropolitana de Beirute, neste domingo, resultou na morte de Haytham Ali Tabatabai, o chefe de operações militares do Hezbollah. A informação foi divulgada pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), que detalharam que o ataque foi realizado por drones.
Tabatabai era um nome de destaque dentro do Hezbollah, liderando a Força Radwan e supervisionando as operações do grupo na Síria. Além dele, o ataque deixou cinco pessoas mortas e 28 feridas, destruindo dois andares de um prédio no bairro de Dahiyeh.
O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já havia intensificado as ofensivas na região no início de novembro, focando em alvos que visam a capacidade bélica do Hezbollah, grupo que conta com o apoio do Irã. Este foi o terceiro esforço de Israel para eliminar Tabatabai, que havia conseguido escapar anteriormente.
ELIMINATED: Haytham Ali Tabatabai, Hezbollah’s Chief of General Staff, in the Beirut area.
Tabatabai, a veteran operative since the 1980s, commanded the Radwan Force, led Hezbollah operations in Syria, and entrenched its operational and combat capabilities.
During the war…
— Israel Defense Forces (@IDF) November 23, 2025
Esse ataque levanta preocupações sobre a escalada do conflito na região e o desdobramento das operações do Hezbollah em resposta. O quadro político e militar entre Israel e o Hezbollah continua sendo tenso, com implicações significativas para a segurança regional.
E você, o que pensa sobre os desdobramentos desse ataque? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.
Compartilhe esse artigo:

Facebook Comments