O Departamento de Eficiência Governamental, conhecido como DOGE, não faz mais parte da estrutura do governo dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump, que havia lançado o departamento em janeiro com a promessa de cortar despesas e otimizar a administração pública.
Em entrevista à Reuters, Stott Kupor, diretor do Escritório de Gestão Pessoal dos EUA, comentou que o DOGE nunca foi uma “entidade centralizada”. Contudo, a agência ganhou destaque nos primeiros meses da administração Trump, promovendo cortes significativos no número de funcionários federais e redirecionando orçamentos. Kupor revelou que muitas funções do DOGE agora estão sob a responsabilidade do Escritório de Recursos Humanos do governo federal.
Dois funcionários importantes do DOGE foram transferidos para o Estúdio Nacional de Design, criado por Trump em agosto. Entre eles, destaca-se Joe Gebbia, um dos fundadores do Airbnb. Essa nova agência visa modernizar os sites do governo. Amy Gleason, chefe interina do DOGE, se tornou assessora do secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert Kennedy, e vem focando suas declarações nesse novo papel.
O fim do DOGE é notável, especialmente considerando a atenção que recebeu inicialmente. Trump e Elon Musk haviam promovido a agência nas redes sociais, alegando reduções significativas de custos. Porém, os números exatos nunca foram verificados, pois o departamento não divulgava relatórios públicos sobre suas ações. Em resposta à desestruturação, o governo Trump afirmou que continua comprometido em reduzir desperdícios e fraudes em todo o governo federal.
Apesar das tensões públicas entre Trump e Musk, e a saída do empresário de Washington, ainda não houve uma confirmação formal sobre a extinção do DOGE. A ordem executiva que criou a agência previa sua continuidade até julho de 2026, mas a falta de objetivos claros e a recente descentralização indicam que seu papel se tornou obsoleto.
O que você acha do fim do DOGE? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão!

Facebook Comments