Iphan autoriza Aterramento de Sítio Arqueológico na Praça Castro Alves, em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia acaba de dar sinal verde para um novo projeto de intervenção arqueológica na histórica Praça Castro Alves, localizada no Centro de Salvador. O despacho, que foi publicado no Diário Oficial com o Processo nº 01502.001375/2024-84, permite a execução do projeto chamado “Aterramento do sítio arqueológico Praça Castro Alves”, com um prazo de seis meses para a conclusão.

Essa autorização é mais um passo na longa e complicada requalificação da praça, que chamou a atenção em 2019 após a descoberta de remanescentes importantes, possivelmente relacionados à fundação do Teatro São João, que foi destruído por um incêndio em 1923, além de uma fonte centenária.

O projeto será coordenado pelo arqueólogo Railson Cotias da Silva, com Luiz Antonio Pacheco de Queiroz atuando como coordenador de campo.

  • Prefeitura de Salvador ajusta projeto de revitalização da Castro Alves e reenvia para avaliação do Iphan; entenda
  • Estrutura é encontrada em escavação de obra em Salvador; prefeitura apura se é teatro

No contexto arqueológico, o termo “Aterramento” não se refere apenas a cobrir os achados. Trata-se de uma intervenção controlada, frequentemente exigida pelo Iphan para garantir a preservação dos vestígios encontrados no local. Camadas de proteção serão adicionadas enquanto as obras de requalificação urbana, que incluem um anfiteatro e um palco em homenagem a Moraes Moreira, avançam na superfície.

A intervenção busca assegurar o manejo adequado e o registro completo de todos os dados antes que a camada de proteção seja estabelecida sobre os vestígios históricos.

A equipe responsável tem seis meses para concluir o trabalho, coletar as informações finais e entregar os relatórios técnicos ao Iphan. O sucesso dessa ação é fundamental para que o projeto de requalificação da Praça Castro Alves, que já enfrentou ajustes e atrasos devido à riqueza de seu subsolo, possa finalmente avançar.

E você, o que pensa sobre as descobertas arqueológicas na sua cidade? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Me apaixonei pelo Carnaval daqui”: Patricia Poeta aproveita terceira noite de folia no Camarote Salvador

Patrícia Poeta, apresentadora do Encontro, voltou ao Carnaval de Salvador após ficar cerca de um ano afastada da folia. No Camarote Salvador neste...

Desfiles do Carnaval no Rio de Janeiro começam hoje; veja programação

Rio de Janeiro vive a abertura do grupo especial do samba neste domingo, 15, no Sambódromo da Sapucaí. A Acadêmicos de Niterói abre...

O temor de um prefeito para trocar o PL pelo PSB

JHC pode deixar o PL para o PSB e mirar o Senado O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), sinaliza a possibilidade de...