STM é comunicado da condenação de Bolsonaro e aliados e diz esperar MP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Superior Tribunal Militar (STM) foi informado nesta quarta-feira, 26 de novembro, sobre a conclusão da Ação Penal 2668 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Essa ação envolveu processos contra cinco oficiais militares e foi comunicada ao STM por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Moraes, que é o relator da ação penal que resultou na condenação do que ele chamou de “núcleo essencial” de uma trama golpista, ordenou que a Justiça Militar e o Ministério Público Militar (MPM) fossem notificados sobre o início da execução das penas do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros militares das Forças Armadas.

Com a confirmação do trânsito em julgado das condenações, os condenados, incluindo o ex-presidente e generais, podem enfrentarem um processo para perda de seus postos. A Constituição permite a expulsão das Forças Armadas para aqueles que recebam condenação superior a dois anos de prisão.

O STM enfatizou que qualquer representação sobre indignidade ou incompatibilidade para o oficialato deve partir exclusivamente do MPM. Não há um prazo determinado para que o MPM faça esses pedidos.


Dos condenados, cinco são militares:

  • Jair Bolsonaro: 27 anos e 3 meses;
  • Walter Braga Netto: 26 anos;
  • Almir Garnier: 24 anos;
  • Augusto Heleno: 21 anos;
  • Paulo Sérgio Nogueira: 19 anos.

O STM explicou que a responsabilidade para essas representações cabe ao MPM, no caso de condenações a penas superiores a dois anos. A Corte Militar apenas avaliará a idoneidade do oficial, sem reavaliar a condenação já proferida.

Uma condenação no STM pode levar à perda de posto e patente de oficiais militares. A ministra-presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, já deixou claro que a atuação do Tribunal depende de uma provocação prévia do MPM.

Quando o STM receber as representações, a presidência do Tribunal irá designar o relator do caso, que apresentará seu voto ao plenário de ministros. A ministra-presidente votará apenas em caso de empate. O recesso do Judiciário começa em 19 de dezembro, então é provável que o julgamento ocorra no próximo ano.

E você, o que acha dessas condenações? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso em Cajazeiras sob acusação de roubos em série na capital baiana

Um homem de 20 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil da Bahia no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador,...

Harry e Meghan apostam em filme sobre Diana para seguirem na Netflix

Segundo o Daily Express, o príncipe Harry e Meghan Markle pretendem lançar um filme em memória da princesa Diana para marcar o 30º...