Acordo entre governo e oposição garante derrubada de vetos a programa de renegociação de dívidas estaduais

Publicado:

Um acordo entre as lideranças do governo e da oposição resultou na derrubada, na sessão do Congresso Nacional desta quinta-feira, de alguns vetos presidenciais ao Propag, um programa que visa facilitar a renegociação das dívidas dos estados.

Os vetos foram impostos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano, após a proposta ter sido aprovada na Câmara e no Senado. Essa proposta, apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), busca uma nova abordagem para a renegociação das dívidas dos estados.

Os estados mais endividados, como Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, serão os principais beneficiados. O governador do Rio, Claudio Castro, esteve em Brasília durante a semana negociando a derrubada de alguns dos vetos.

No momento da sanção do projeto em janeiro, Lula criticou os governadores que se opuseram aos vetos, chamando-os de “ingratos”. Ele afirmou que esses governadores deveriam ser gratos ao governo federal e ao Congresso, mas preferiram criticar por não quererem pagar suas dívidas.

Curiosamente, todos os governadores dos estados mais endividados são opositores ao governo federal. Alguns, como Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Romeu Zema (Minas Gerais), estão se preparando para possíveis candidaturas à presidência em 2026.

A derrubada dos vetos abre espaço para outros estados endividados possíveis adesões ao programa. O prazo para que os estados se juntem ao Propag é até 31 de dezembro, e os valores devidos serão incorporados ao saldo devedor do refinanciamento.

O Propag estipula que as dívidas devem ser pagas em até 30 anos, oferecendo opções de parcelamento e descontos nos juros. Após a adesão, os débitos serão corrigidos pela inflação e por uma taxa que varia entre 2% e 4%, ao contrário da regra anterior que estabelecia correção por 4% mais inflação ou pela taxa Selic.

 

E você, o que pensa sobre a renegociação das dívidas estaduais? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aos 29 anos, Ruth Codd, atriz de ‘Como Treinar o seu Dragão’, revela que amputou a perna

A atriz Ruth Codd, reconhecida por seus papéis em *Como Treinar o Seu Dragão* e *A Queda da Casa...

Glória Perez revela os desafios de escrever uma novela no Brasil

Em um evento lotado na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, Glória Perez compartilhou suas reflexões sobre o universo das...

Luiza Possi votou em Lula antes de polêmica associada a Bolsonaro

Recentemente, Luiza Possi se envolveu em uma controvérsia após um desabafo que logo foi ligado à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a...